Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOBILIDADE

Reconstruído, Terminal Hidroviário de Óbidos é entregue à população pelo Governo do Pará

A obra, que estava paralisada desde 2007, se junta aos seis terminais hidroviários já entregues pelo Estado na região Oeste

Por Bruno Magno (SEOP)
01/10/2021 19h00

Governador Helder Barbalho e autoridades estaduais, municipais e regionais na entrega do Terminal Hidroviário de ÓbidosOs embarques e desembarques de passageiros em Óbidos, município do Baixo Amazonas, no Oeste do Pará, ficaram mais seguros e confortáveis. Nesta sexta-feira (1º), o Governo do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), entregou o Terminal Hidroviário Francisco Soares de Aquino totalmente reconstruído e readequado, para atender mais de 50 mil habitantes do município. O novo equipamento, que fica às margens do Rio Amazonas, se junta aos outros seis terminais hidroviários já entregues pelo Estado na região.

"Fico feliz ao ver o governo do Estado entregando presentes para o município, em parceria com a prefeitura, entregando este terminal hidroviário para garantir mobilidade e dignidade para quem chega ou sai, além de ajudar no escoamento da produção local. Mas, além disso, também entregando outras obras de infraestrutura na cidade", disse o governador Helder Barbalho, que esteve no município na véspera da comemoração pelos 324 anos de fundação de Óbidos.Após mais de 10 anos com as obras paralisadas, o Terminal Hidroviário de Óbidos é entregue em dia de celebração

As obras de reconstrução e adequação do Terminal foram realizadas de acordo com as normas da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). No ato de entrega, o chefe do Executivo Estadual lembrou que a obra estava parada desde 2007, há quase 12 anos, mas foi reiniciada pela atual gestão.Rampas metálicas articuladas integram a nova estrutura

Nova estrutura - Com a reconstrução e adequação, o porto ganhou sala de embarque, carrinhos para transporte de bagagens, salas para órgãos oficiais, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência, lanchonete, guarda-volumes e guichês para vendas de passagens. O Terminal também conta com estação de tratamento de esgoto, sinalização interna e novas instalações elétricas e hidrossanitárias.

Já a obra naval compreende duas rampas metálicas articuladas, de 25 metros, atendendo às normas de acessibilidade, um flutuante intermediário de seis metros de comprimento, e flutuante principal com 25 metros de comprimento. 

“O Terminal Hidroviário de Óbidos se junta aos outros terminais já entregues na região, e é um verdadeiro presente para o município, que festeja os seus 324 anos neste sábado (02). Um novo equipamento para trazer conforto e segurança aos usuários”, frisou Abraão Benassuly, presidente da CPH. Às margens do Rio Amazonas, o novo Terminal Hidroviário integra Óbidos a vários municípios do Pará e do vizinho Estado do Amazonas

A partir de agora, o porto passa a ser administrado pela Prefeitura de Óbidos, e vai oferecer viagens diárias para vários municípios do Pará e Amazonas. A expectativa é atender 17 mil usuários por mês.

O morador Éder Veiga destaca as vantagens da obra“Essa obra estava parada há muito tempo, e ainda não tinha sido concluída. Vai ser muito bom para os moradores da cidade, já que hoje só temos um local ruim onde as embarcações atracam. Mas agora vai melhorar bastante, desenvolver o turismo. Melhorar principalmente para quem chega e vai para Santarém, que é nosso principal braço da região”, disse o comerciante Éder Veiga, morador de Óbidos. 

Integração - O Terminal Hidroviário de Passageiros de Óbidos vai ajudar na integração do modal hidroviário paraense, e se juntar aos terminais de Terra Santa, Faro, Curuá, Prainha, Almeirim e Santana do Tapará (distrito de Santarém), já entregues no Baixo Amazonas pela CPH. Em breve, a Companhia vai entregar o Terminal Hidroviário de Santarém, já considerado o mais moderno do Brasil, consolidando assim o projeto fluvial na região. 

Jaime Silva, prefeito de Óbidos: "dignidade aos usuários"“É muito importante o governo do Helder Barbalho, pois ele sempre está presente em nossa região trazendo infraestrutura. Essa obra estava parada, e já até tive problemas por causa dela, já que era do Estado. Mas agora estamos conseguindo entregá-la, para dar mais dignidade para os nossos usuários”, disse o prefeito de Óbidos, Jaime Silva. 

Também participaram da agenda de trabalho em Óbidos o secretário de Estado de Transportes, Adler Silveira; o secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, Henderson Pinto; deputados estaduais Francisco Melo (Chicão), Júnior Ferrari, José Priante, José Maria Tapajós, Orlando Lobato e Victor Dias, além de autoridades locais.