Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Estado avança com as obras de reconstrução da Escola Estadual José Alves Maia, em Belém

Por Heloá Canali (SECOM)
01/10/2021 18h40

Há cerca de 12 anos, a Escola Estadual José Alves Maia, no bairro do Telégrafo, em Belém, não recebia melhorias em sua estrutura física. Com o intuito de garantir mais conforto e qualidade de ensino aos alunos, professores e técnicos que frequentam o espaço, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), deu início em junho deste ano a uma completa revitalização do local.

Com recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), as obras vão contemplar todos os espaços de aprendizagem e convivência, como a troca de telhas, madeiras, aplicação de azulejos novos, novo mobiliário escolar, além da manutenção em toda a parte elétrica, para que sejam instalados centrais de ar e garantir a climatização das salas de aulas. 

Atualmente, a unidade escolar atende 1.633 estudantes nos turnos da manhã, tarde e noite, nas modalidades Ensino Fundamental e Médio, além do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Segundo a gestora responsável pelo espaço, Roseane Lima, vários pedidos já haviam sido feitos para que o colégio pudesse receber melhorias, mas nunca eram atendidos e apenas nesta gestão, que o sonho se tornou realidade.

“A escola apresentava graves problemas, com a falta de água e panes no sistema elétrico. Devido a isso, fomos buscar a reforma que já tínhamos pedido em gestões anteriores, porém nunca conseguimos ser contemplados. Mas somente no atual Governo que o nosso sonho se tornou realidade e faço aqui o meu agradecimento ao governador Helder Barbalho, à secretária Elieth Braga e a todos que estão contribuindo com a reconstrução da José Alves Maia”, frisou a diretora.

INVESTIMENTOS

Desde janeiro de 2019, a Seduc tem trabalhado para que diversas escolas da rede estadual possam ter mais conforto, comodidade, equipamentos didáticos modernos e toda infraestrutura escolar necessária para garantir o processo de ensino-aprendizagem. Até o momento, 75 unidades já foram entregues e outras dezenas se encontram com obras em andamento.

A titular da Seduc, Elieth de Fátima Braga, frisa o empenho do Executivo Estadual, em resgatar os espaços de aprendizagem que se encontravam deteriorados e abandonados, além de reafirmar o compromisso com a educação pública paraense.

“Seguimos de forma célere com as obras da Escola José Alves Maia, dentro da política de reconstrução das escolas estaduais, primando pela melhoria das nossas instalações físicas, para bem receber os nossos alunos e dar continuidade à implantação de uma educação de qualidade. O Governo do Pará, tem dentro dessa política o resgate das nossas escolas e, sem dúvidas nenhuma, ainda há um longo caminho a percorrer, mas muito já se fez até aqui”, enfatizou a secretária de Estado de Educação.

SERVIÇO

Devido aos trabalhos que estão sendo feitos no colégio, as aulas seguem de maneira não presencial, por meio da entrega dos cadernos de atividades estruturantes (impressos) e das iniciativas que fazem parte do movimento “Todos Juntos Pela Educação”. Quando necessário, os alunos podem se dirigir até à escola para tirar dúvidas com os seus professores, em um espaço seguro e apropriado.

Texto: Vinícius Leal (Ascom/Seduc)