Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MÚSICA E EXPOSIÇÕES

Período do Círio terá extensa programação na Estação das Docas

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)
01/10/2021 17h29

É Círio outra vez e a Estação das Docas já se prepara para receber os milhares de fiéis e turistas que passam pelo local no mês da festividade. A partir do dia 5 de outubro, ocorrerá a 2ª edição do projeto ‘Círio na Estação’, que neste ano de 2021 terá duas exposições com a temática da maior festa religiosa do Brasil, além de apresentações musicais. Toda a programação será gratuita.

No dia 5, haverá uma cerimônia de abertura oficial do evento a partir das 17h, com apresentação do Ministério de Música da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, no armazém 2.A orla da Estação das Docas receberá vários eventos da programação alusiva ao Círio de Nazaré

Exposição Bob Menezes

No armazém 2 do complexo, o público poderá contemplar o olhar atento e cuidadoso do fotógrafo Bob Menezes estará a mostra em 13 fotografias, todas captando a essência do mês de outubro em Belém. As diversas procissões que compõem a quadra nazarena, com suas características e emoções, estarão em foco nos detalhes captados pelas lentes do renomado fotógrafo, que possui mais de 20 anos de experiência em cobertura fotográfica do Círio.

Exposição Guarda do Círio

Nos armazéns 1 e 2, os olhares dos fotógrafos Celso Lobo, Fernando Sette, Karina Martins, Osmarino Souza e Wagner Santana sobre o trabalho voluntário de dois mil homens durante o Círio poderão ser apreciados pelo público na mostra coletiva fotográfica Luz e Fé: a Guarda de Nazaré. Para complementar a mostra, fotografias dos integrantes da assessoria de imprensa da Guarda de Nazaré, Bruno Nobre, Salim Wariss e Soraya Montanheiro, apresentam as peregrinações e atuações dos guardas marianos pelo interior do Estado do Pará e por outras regiões do Brasil.

Símbolo do “sim” dado a Maria Santíssima, a instituição de forma inédita apresenta algumas das camisas utilizadas em Círios anteriores; em 47 anos de atuação a Guarda de Nazaré utilizou mais de 27 camisas diferentes.

Ambas as exposições estarão disponíveis ao público dentro do horário de funcionamento da Estação das Docas, que nas segundas e terças abre de 10h à 0h, nas quartas-feiras de 10h à 01h, de quinta a sábado de 10h às 02h e aos domingos de 09h à 0h.

CULTURA

No dia 8, será realizada edição especial do projeto Pôr do Som, com apresentação dos grupos Parananin e Frutos do Pará, a partir das 18h30, na Orla do Armazém 3. Uma mostra da cultura através dos ritmos e das danças.

O saxofonista Marcelo Cardoso embala os visitantes do complexo nos dias 9 e 10 de outubro, das 18h às 19h. O músico fará um cortejo pelo terminal fluvial, orla e armazéns levando um repertório variado aos presentes, deixando o passeio ainda mais agradável. 

A programação é uma realização do governo do Estado, por meio da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, em parceria com a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré. Para entrada e permanência no local é obrigatório o uso de máscara e atenção ao protocolo de segurança sanitária contra a Covid-19.

SERVIÇO

2ª EDIÇÃO DO CÍRIO NA ESTAÇÃO - PROGRAMAÇÃO 2021

Abertura Oficial  - 05 de outubro de 2021
Apresentação Ministério de Música da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré
Hora: 17h
Local: Armazém 2
Exposições: 05 a 25 de outubro de 2021. 
Bob Menezes

Guarda do Círio
Local: Armazéns 1 e 2 – Estação das Docas
Horário para visitação: Funcionamento Estação das Docas - Aberta todos os dias com redução de 75% da capacidade. ORLA: Segunda e terça – 10h à 00h / Quarta – 10h à 01h / Quinta, sexta e sábado – 10h às 02h / Domingo – 09h à 00h.

Edição especial Projeto Pôr do Som: 08 de outubro de 2021

- 18h30 às 19h30 - Grupo Parananin
- 19h30 às 20h30 - Grupo Frutos do Pará
Local: Orla do Armazém 3

Apresentação Marcelo Cardoso Saxofone: 9 e 10 de outubro de 2021
Local: Terminal fluvial, Orla e Armazéns
Hora: 18h às 19h