Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

SEAC recebe novos servidores para trabalhar nas Usinas da Paz

Por Paulo Garcia (SETRAN)
30/09/2021 17h33

56 novos servidores farão parte da equipe de profissionais que trabalharão nas Usinas da PazNa manhã desta quinta-feira (30), 56 novos servidores da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) se apresentaram no auditório da Casa Civil, em Belém. O objetivo do encontro foi receber, por parte da diretoria e representantes da Seac, os profissionais que farão parte do time de servidores que trabalharão, em breve, nas Usinas da Paz do Icuí-Guajará, em Ananindeua, e da Cabanagem, em Belém.

“Estamos muito felizes porque se aproxima da entrega de um projeto significativo para o Governo do Estado que são as Usinas da Paz, e esse equipamento público, para funcionar, precisa de uma mão de obra qualificada, de um corpo administrativo e gerenciador. O TerPaz é um programa de transformação social do Governo do Estado que já está implementado há dois anos na Região Metropolitana de Belém; e agora terá o corpo, que são as Usinas da Paz, que vão funcionar a partir da operacionalização desses servidores”, informou o secretário-adjunto da Seac, Raimundo Santos Junior.

O Secretário-adjunto da Seac, Raimundo Santos Junior, abriu o encontro e apresentou as diretrizes da Seac e do programa Territórios Pela PazOs novos servidores foram contratados, por meio de um Processo Seletivo Seriado (PSS), realizado em julho deste ano pela Seac. “O resultado foi bastante satisfatório, o nível do PSS foi bastante elevado, isso na verdade traz muitos benefícios para nós, porque são pessoas bem preparadas. Foi muito bom, oportunizar à população uma contratação de um órgão público, em um momento tão difícil como esse. A gente deseja que todos eles se tornem transformadores de uma sociedade”, comentou o servidor da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) e presidente do PSS da Seac, Fabio Larêdo.

Oportunidade

O sentimento é de felicidade para o novo servidor da Seac, Jairo Souza da Silva, de 44 anos, que foi um dos selecionados pelo PSS e irá desempenhar a função de motorista. “Eu estava desempregado e aí apareceu a oportunidade de fazer esse PSS e passei em segundo lugar. Eu sou morador da Cabanagem e sempre passava em frente da Usina da Paz e ficava curioso para saber o que era. Não esperava que teria esse empreendimento no meu próprio bairro e que eu, um dia, iria trabalhar nele, estou muito feliz. Feliz em poder ajudar a minha própria comunidade”, comentou Jairo.

Para a servidora Angélica Almeida, que ficará na coordenação da Usina do Icuí-Guajará, essa oportunidade significa superar desafios. “Estou muito feliz, estou vindo de uma empresa privada e agora indo para um órgão público, para mim será um grande desafio buscar esse contato com a comunidade e fazer o melhor”, disse.

Angélica Almeida, ficará na coordenação da Usina do Icuí-GuajaráA técnica de gestão e cultura, Lívia Paixão, não vê a hora de começar a trabalhar na Usina da Paz. “As expectativas são as melhores, estou entusiasmada, tenho experiência na área e moro próximo da Usina da Paz, no conjunto Guajará. Esse projeto será muito importante, não só para o meu currículo, mas por saber que a cultura vai poder transformar esses moradores”, comentou.

A técnica de gestão e cultura, Lívia Paixão, aguarda ansiosa para começar a trabalhar nas Usinas da PazFuncionamento

Os novos servidores lotados na Usina da Paz do Icuí-Guajará, em Ananindeua, já começam a trabalhar a partir de amanhã (01). O local estará aberto ao público ainda neste mês de outubro. Já a Usina da Paz da Cabanagem, tem precisão de entrega para novembro.

Serviços

As obras das Usinas do Icuí-Guajará e Cabanagem são executadas em parceria com a mineradora Vale, por meio de um termo de cooperação. O Estado não recebe nenhum recurso financeiro. A Usina será entregue ao governo pronta e equipada.

Usina de PazAs UsiPaz serão complexos de promoção da cidadania, com espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante, e espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. 

Também haverá espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.