Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Feira Verde Cultural da Emater, em Salvaterra, é espaço de agricultura e cultura sustentáveis

II edição do evento, no Marajó, começou nesta quinta-feira (30) e seguirá até 2 de outubro, com produtos agrícolas, oficinas e apresentações artísticas

Por Governo do Pará (SECOM)
30/09/2021 14h40

Trabalhadoras rurais em ação na II Feira Verde Cultural, promovida pela Emater, no município de Salvaterra, na ilha do MarajóDesta quinta-feira (30), até 3 de outubro, acontecerá em Salvaterra, no Marajó, a II Feira Verde Cultural, promovida pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), com produtos da agricultura familiar, artesanato, itens culinários e, ainda, apresentações artísticas e oficinas. A programação é realizada em parceria do escritório local da Emater em Salvaterra com a Prefeitura de Salvaterra.

De acordo com o supervisor do escritório regional das Ilhas da Emater, Ricardo Barata, a feira é inspirada no Empório Sustentável, promovido pela Emater, com a participação de municípios da Região Metropolitana de Belém, e também quer mostrar a diversidade da produção da agricultura familiar, e a interface do segmento com outras áreas da produção agropecuária e também cultural, na busca de aproximar os produtores do público consumidor.

O supervisor do escritório regional das Ilhas da Emater, Ricardo Barata, pondera que “um dos grandes gargalos é a forma de comercialização dos produtos da agricultura familiar que ainda depende muito da figura dos atravessadores, o que pode elevar o preço dos produtos ao consumidor e diminuir o lucro dos produtores. Um dos objetivos da Feira Verde Cultural é evitar a figura do atravessador, levando a produção dos agricultores, dos artesãos diretamente para os consumidores finais. Além de Salvaterra, Soure também já realiza uma feira semelhante, que segue o modelo do Empório Sustentável”, explica o supervisor.

A Feira Verde Cultural em Salvaterra tem produção agrícola mas também artesanato, oficinas e atrações culturaisSeis agricultores e uma cooperativa, assistidos diretamente pelo escritório local da Emater participam da feira, que segundo Orlando Lameira, chefe do escritório local da Emater, pretende ser mais que um espaço de comercialização dos produtos.

“A Feira Verde Cultura cria impactos múltiplos, social, ambiental, econômico e educacional, por este motivo, vamos continuar promovendo esse tipo de ação para passar as mensagens voltadas a sustentabilidade, organizando as associações e cooperativas e contribuindo para a comercialização dos produtos da agricultura familiar”, afirma Lameira.

SERVIÇO

O evento acontece até o dia 03 de outubro, na sede da Emater em Salvaterra, situada na Avenida Vitor Engelhard, 147, Centro, no horário de 7h30 às 17h30 com exposição de produtos, oficinas de artesanatos e compostagem, palestras, rodas de conversas e apresentações culturais. 

Texto de Etiene Andrade (Ascom – Emater).