Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Regional da Transamazônica disponibiliza resultados de exames pela internet 

Serviço pioneiro assegura maior comodidade e economia de tempo aos pacientes dos nove municípios da região do Xingu 

Por Governo do Pará (SECOM)
27/09/2021 14h01

Os pacientes, que forem atendidos no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, e realizarem exames laboratoriais de rotina, terão ainda maior comodidade e praticidade na hora de  receber os resultados.  

Desde o dia 8 de setembro, a unidade hospitalar, que pertence ao Governo do Pará, passou a disponibilizar os resultados das análises laboratoriais, de forma gratuita, pela internet, o que garante mais celeridade e comodidade nos diagnósticos.  

A oferta desse serviço era uma das entregas mais aguardadas pela gestão da unidade. Com isso, o Regional da Transamazônica se torna o único hospital público a disponibilizar a tecnologia na região do Xingu. 

O projeto resulta de parceria dos setores de Tecnologia da Informação (TI) e do Laboratório da unidade e já está disponível para todos os pacientes que realizam exames no hospital. 

Implantação 

Para que o serviço fosse ofertado, o setor de Tecnologia da Informação trabalhou nas etapas de configuração do servidor interno da unidade, pois assim o acesso externo dos pacientes ao site do hospital seria permitido. 

“Atuamos sempre pensando nos nossos pacientes, nas dificuldades de locomoção entre os municípios da região. Então, poder disponibilizar esse acesso a eles nos faz ter a sensação de missão cumprida”, afirma Igor Santos, coordenador do setor Tecnologia da Informação. 

De janeiro a agosto deste ano, mais de 55 mil exames foram realizados no laboratório do hospital e o resultado deles era disponibilizado exclusivamente em modelo impresso, com a retirada obrigatória nas dependências da unidade. 

De acordo com Fabrício Ramos, coordenador Laboratorial, a implantação deste sistema vem para beneficiar e atender as demandas da região.  

“Com este projeto, os pacientes não precisarão mais vir de cidades tão distantes para receberem o resultado. E, por outro lado, não podemos esquecer que ainda estamos em uma pandemia, e com menos fluxo de pessoas no hospital, conseguimos aumentar a prevenção para a Covid-19”, explica. 

Como acessar o resultado? 

Antes de realizar o exame no hospital, o paciente já recebe impresso o protocolo com login e senha de acesso às análises de forma on-line. Na plataforma, localizada no site do HRPT (https://hrpt.org.br/), os documentos ficam disponíveis para visualização e download. A partir daí, o paciente também poderá imprimir cópias do resultado. 

A tecnologia permite que os pacientes visualizem os resultados dos exames pelo computador e também pelo aparelho celular, basta ser um equipamento com acesso à internet.  

Com a inovação, os exames de rotina e especializados que estão disponíveis de forma on-line são: hemograma, colesterol, ureia, creatinina, glicose, dosagem de hormônios, sorologias para determinação de anticorpos, entre outros. 

A agricultora Lucineide Melo, de 49 anos, veio até o HRPT para realizar exames laboratoriais de rotina. Moradora da zona rural de Altamira, ela recebeu com alegria a informação de que poderia acessar o resultado pela internet. 

“Para a gente que mora longe é uma ótima notícia. Minhas filhas sempre vinham buscar os resultados, mas agora ficou bem mais fácil, vou acessar pelo meu celular”, afirma a agricultora.  

Mesmo com a disponibilidade do serviço on-line, o Regional da Transamazônica continuará disponibilizando os resultados de exames aos pacientes que não possuem acesso a aparelhos com internet. 

Sustentabilidade 

Ganhador do prêmio “Amigo do Meio Ambiente” por dois anos, em 2015 e 2017, o Regional da Transamazônica possui ações contínuas de sustentabilidade com foco na redução do consumo de papel. 

Por ano, o laboratório do HRPT utilizava 168 resmas de papel para impressão dos resultados de exames. Agora, com a disponibilização pela internet, além de reduzir o consumo de papel, o hospital também terá uma economia de cerca R$ 2,5 mil reais. 

“Nós trabalhamos muito a cultura da sustentabilidade na nossa instituição, porque faz parte do nosso papel enquanto hospital, levando em consideração a localidade onde estamos inseridos. Então, com a implantação deste serviço, todos nós ganhamos”, afirma Geiza Raposo, supervisora de Sustentabilidade. 

O Regional da Transamazônica é reconhecido nacionalmente entre os melhores hospitais públicos do Brasil. A unidade possui a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O reconhecimento atesta a qualidade dos serviços prestados à população no interior do Pará.

*Texto de Karine Sued de Oliveira (HRPT).