Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ZONA RURAL

Governo entrega, em Igarapé-Açu, escritório da Emater e 144 títulos de terra

Revitalizado, o escritório local da Emater melhora a oferta de assistência técnica aos produtores, enquanto o Iterpa garante a legalização das propriedades

Por Governo do Pará (SECOM)
25/09/2021 01h02

O município de Igarapé-Açu, no nordeste paraense, já conta com o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) revitalizado, com estrutura para melhorar o atendimento oferecido a 419 famílias produtoras. O novo escritório foi entregue pelo governador Helder Barbalho nesta sexta-feira (24), em extensa agenda de trabalho na região. Na mesma programação, o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) entregou 144 títulos a famílias de 17 comunidades.

"Devemos festejar o dia de hoje, de grandes conquistas para o município. A grande vocação deste município é agrícola. Com isso foram entregues 144 títulos de terra e o escritório reformado da Emater em Igarapé-Açu. Parabéns aos agricultores familiares. Essas conquistas demonstram a importância da parceria pela população", afirmou o governador Helder Barbalho.Governador Helder Barbalho (d) na entrega do escritório local da Emater

As obras de recuperação do prédio da Emater no município, iniciadas em novembro de 2020, incluíram serviços de pintura, troca e manutenção de forros e pisos, instalação de revestimento em banheiros, troca de telhado e construção de calçadas, além da instalação de dois aparelhos de ar-condicionado e mobiliário.

"É importante ter esse ambiente adequado, que garante conforto tanto aos nossos colaboradores quanto ao nosso público, que busca assistência técnica e se sente bem acolhido", ressaltou a titular da Emater, Lana Roberta Reis.

Apoio fundamental - Aos 56 anos, Tomires Athayde, natural de Igarapé-Açu, cria galinha caipira e cultiva hortaliças e frutíferas, principalmente banana, carro-chefe de sua produção no Sítio Agroecológico Tolú, no KM-02 da Rodovia PA-320. "Na propriedade, eu e minha família (seis pessoas), trabalhamos com banana, cacau, macaxeira, pupunha, coco e abacaxi, além de hortaliças e criação de galinha caipira. O apoio da equipe da Emater de Igarapé-Açu é fundamental para nós, pois com assistência este ano comercializamos 3 mil quilos de banana para os programas de Alimentação Escolar (Pnae), e de Aquisição de Alimentos (PAA). Também vendemos nossa produção no mercado de Castanhal", contou o produtor rural.

O escritório local atende, por mês, uma média de 70 produtores. De acordo com o Escritório Regional da Emater em Castanhal, que abrange 19 municípios, incluindo Igarapé-Açu, este ano também passaram por reforma os escritórios em São Caetano de Odivelas,  Santo Antônio do Tauá e Marapanim.

Produtor rural com o título de propriedade entregue pelo IterpaTitulação - Vivendo há oito anos em uma propriedade rural no KM-07 da chamada estrada velha de Maracanã, Eládio Raimundo dos Santos não escondeu a satisfação em receber o título da posse da terra, entregue pelo Iterpa. "Esse momento é muito importante para mim. Esse documento significa segurança sobre a terra em que vivemos e produzimos. Estou muito satisfeito", disse o produtor rural, que vende frutas e farinha para o mercado local. Eládio recebeu um dos 144 títulos entregues nesta sexta-feira, no Mercado Municipal de Igarapé-Açu, pelo governo do Estado.

"Isso representa o ato de entrega de um serviço público, ou seja, o serviço de regularização fundiária para documentar essas terras, para que essas pessoas sejam legalmente donas das propriedades", informou Bruno Kono, presidente do Iterpa.

Segundo dados do Instituto de Terras do Pará, em 2021 já foram entregues 1.500 títulos, e a expectativa é alcançar, em áreas urbanas e rurais, 5 mil títulos até o final deste ano.

Texto: Paula Portilho – Ascom/Emater