Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Estado assina protocolo de intenções para a reconstrução de quatro escolas em Igarapé-Açu

Por Governo do Pará (SECOM)
24/09/2021 16h56

Em breve, o município de Igarapé-Açu, na região nordeste paraense, vai ganhar espaços de aprendizagem confortáveis, seguros e com o que há de mais moderno em infraestrutura escolar. Nesta sexta-feira (24), o governador do Estado Helder Barbalho, esteve na cidade e assinou o protocolo de intenções para a reconstrução de quatro escolas estaduais na localidade.

“Hoje, assinamos um convênio para reconstruir quatro escolas estaduais aqui neste município. O Estado vai repassar os recursos para que sejam feitas a recuperação dessas unidades e a prefeitura vai ser a responsável pela execução dos serviços. Portanto, são diversas conquistas que demonstram, acima de tudo, a união, a parceria, o compromisso de retribuir ao povo de Igarapé-Açu e de todo o Pará o carinho e a confiança em nosso mandato”, afirmou Helder Barbalho.

A parceria firmada entre o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com a Prefeitura Municipal de Igarapé-Açu, vai possibilitar a completa readequação de três unidades na zona rural e uma na área urbana. No total, mais de 1,2 mil alunos do Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), serão beneficiados com as melhorias.

Há 114 anos, a Escola Estadual Dr. Ângelo Cesarino é referência educacional e marca a entrada do município de Igarapé-Açu. Seu imponente prédio histórico não passa por melhorias há vários anos, o que é motivo de preocupação para a comunidade escolar que frequenta o local. Sua completa readequação sempre foi requisitada, mas nunca tinha sido atendida, como revela o diretor responsável pela unidade, Raimundo França. 

“Os governos anteriores não tiveram a mesma atenção e sensibilidade que a atual gestão tem para que a “Dr. Ângelo Cesarino” fosse totalmente reformada. Estamos bastante ansiosos para o início das obras, pois tudo isso é a realização de um sonho e creio que após a finalização dos trabalhos, vai melhorar o desempenho dos profissionais que aqui trabalham e, principalmente, de todos os nossos alunos”, frisou o dirigente.

AVANÇOS

Na zona rural do município, as unidades que vão receber melhorias são: a Escola Estadual do Curi (Vila Curi), a Escola Estadual Antônio Alves Ramos (Vila São Jorge) e a Escola Estadual João Batista de Moura Carvalho (Vila Caripi). Todas elas serão climatizadas, pintadas, será feita a troca total dos mobiliários escolares e também vão ganhar equipamentos e materiais didáticos modernos.

Leticia Costa de França - PedagogaA pedagoga e moradora de Igarapé-Açu, Letícia Costa, acredita que a educação é o vetor principal para o desenvolvimento de qualquer cidade. “Se a gente quer um município mais próspero, é importante que haja uma educação de qualidade e isso depende dos alunos e professores, mas também de uma infraestrutura adequada. Parabenizo o Governo do Estado pela iniciativa de reconstruir escolas na área urbana e rural, e creio que toda a população ficará bastante contente e feliz com a notícia, assim como estou”, disse a educadora.

De acordo com a titular da Seduc, Elieth de Fátima Braga, será feito um grande resgate das escolas estaduais, em Igarapé-Açu, que há muito tempo não recebiam as devidas intervenções. “Este é um momento em que o Governo celebra a parceria com os municípios para proporcionar mais qualidade de ensino aos nossos alunos, professores e técnicos. Vamos seguir trabalhando para que outras localidades paraenses também recebam investimentos em educação”, finalizou

Texto: Vinícius Leal (Ascom/Seduc)