Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Em visita ao Detran, alunos assistidos pelo TerPaz aprendem sobre comportamento seguro no trânsito

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
24/09/2021 15h15

Na manhã deste sexta (24), alunos das Escolas Estaduais José Valente Ribeiro e Almirante João Faria de Lima, localizadas no território do TerPaz da Cabanagem, em Belém, tiveram a oportunidade de conhecer a sede do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e aprender um pouco mais sobre segurança viária. A iniciativa integra as ações do Programa Territórios pela Paz (TerPaz) e é parte do calendário de eventos da Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2021, realizada de 18 a 25 de setembro. 

Divididas em grupos, 70 crianças e adolescentes, com idade entre sete e 14 anos, realizaram um passeio pelas dependências do órgão, passando pelo salão de atendimento, área de vistoria veicular, Central de Videomonitoramento Sentinela, área de exames práticos e demais setores. Os estudantes também conheceram a nova biblioteca Irmãos Guimarães, especialmente ambientes como a sala de leitura e a videoteca. Dessa forma, os jovens aprenderam a história do Departamento, conheceram a dinâmica de trabalho e o modo de atuação da autarquia com relação ao trânsito, comportamento seguro, suas características e fatores de risco.

Artifícios como jogos lúdicos, brincadeiras com dados, livros para colorir, vídeos e perguntas sobre itens de segurança foram utilizados pelas equipes da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CED) e servidores da biblioteca, que conduziram as atividades. Para a maioria dos alunos, foi a primeira visita ao Detran. Por fim, os estudantes receberam uma lembrança, composta de um copo e adereços como uma mini placa de sinalização viária.

A gerente de cultura de trânsito do Detran, Giovana Carvalho, explica que a experiência objetiva formar cidadãos conscientes no trânsito. "Acredito que podemos transformar o futuro dessas crianças através dessas visitas, além de desmistificar a questão do órgão ter apenas o setor de fiscalização, quando na verdade atua em diversas outras atividades, como a biblioteca. Então, esperamos que eles se tornem condutores mais responsáveis e conscientes, até porque as crianças são os maiores cobradores dos pais para colocar o cinto de segurança, e seguir as leis de trânsito", comenta.

De acordo com Eliana Santos, vice-diretora de uma das escolas, é importante que os alunos sejam orientados sobre o trânsito para salvar vidas, e compartilhar as informações obtidas na visita, contribuindo nas suas comunidades com o trânsito e com o Detran. Para o aluno Katsu Thor Rodrigues, de 12 anos, a visita proporcionou troca de informações antes desconhecidas. "Aprendi coisas que eu não sabia, tipo como os acidentes ocorrem. Sabendo como acontecem, podemos começar a evitar e salvar a nossa vida. Olhar antes de atravessar é um exemplo. Eu achava o trânsito desorganizado, mas hoje descobri um pouco como funciona", avalia.

A coordenadora do TerPaz no bairro da Cabanagem, Ivanilde Vieira, destaca que os estudantes necessitam desse conhecimento relativo ao trânsito, para transmitir à comunidade onde vivem, com os pais e vizinhos, e ter noção de como funciona toda a dinâmica de trânsito no Estado e na capital. Ela ressalta ainda que muitos não possuem a informação precisa de como se comportar na rua e no trânsito, e principalmente a travessia na faixa de pedestre. "Todos ficaram encantados em descobrir algumas funcionalidades do Detran, como por exemplo, os registros de roubo e furto de veículos. O desafio agora é perpetuar os ensinamentos com debates em sala de aula", diz.

Texto: Celso Junior (Asdecom/Detran)