Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇO

Autorização Especial de Trânsito será emitida de forma online pelo Detran

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
23/09/2021 17h00

A partir do próximo dia 1º de outubro os usuários de cargas pesadas poderão obter a AET (Autorização Especial de Trânsito) de forma online. Atualmente, o documento é emitido pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran) de forma presencial, de modo que o proprietário da carga precisa ir pessoalmente à sede do Detran ou em uma das Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito) para solicitar a autorização.  A partir do próximo mês o serviço estará disponível no formato eletrônico.

O AET é o documento expedido pelo Departamento de Trânsito para veículo ou combinação de veículos utilizados no transporte de carga nas rodovias estaduais, que não se enquadre nos limites de peso e dimensões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).  

“A mudança na forma de emitir AET, de manual para online, representa um anseio antigo do setor empresarial e vai permitir que a prestação desse serviço assegure aos usuários e aos servidores do Detran a prestação de um serviço padronizado, seguro, eficiente e célere”, explica o diretor-geral do órgão, Marcelo Guedes.

O AET-e foi desenvolvido pela equipe técnica e poderá ser acessado pelo site do Detran na aba “Serviço Veículo”. O sistema aceita o pedido e gera o DAE (Documento de Arrecadação Estadual) com a respectiva taxa. Após a compensação do pagamento, os técnicos da Diretoria Técnica e Operacional analisam e validam a solicitação. “Ainda que haja o indeferimento do pedido, o solicitante pode retornar ao sistema e fazer uma nova emissão realizando os devidos ajustes nas informações. Na via, os agentes de fiscalização poderão conferir o documento via QR Code através do aplicativo desenvolvido pelo Detran”, detalha o Diretor de Tecnologia e Informática, Haroldo Alencar. O AET-e é analisado no próprio aparelho celular do agente, inclusive de forma offline.

Atualmente o usuário leva até três dias para obter o documento presencial e ainda necessita da liberação de um selo de autenticação. Com a mudança para o formato online, a AET será emitida em, no máximo, até 24 horas. O Detran emite cerca de 11 mil AET's por ano e a expectativa é aumentar esse quantitativo tendo em vista as facilidades que o novo sistema trará.

O Departamento de Trânsito iniciará o novo serviço no próximo dia 01 de outubro, com a possibilidade do usuário fazer o pedido da forma presencial. Somente após o dia 01 de novembro de 2021 a emissão da AET se dará exclusivamente pelo site do Detran.