Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA NACIONAL

Estado investe em projetos que valorizam e criam oportunidades para a juventude

'Primeiro Emprego' e 'Talentos Esportivos' estão entre as ações destinadas a garantir acesso ao mercado de trabalho e a desenvolver aptidões esportivas

Por Carol Menezes (SECOM)
22/09/2021 20h09

Em alusão ao Dia Nacional da Juventude - 22 de Setembro, o Governo do Pará enfatiza o significado de dois importantes programas destinados a valorizar esse segmento da população: Primeiro Emprego, que garante ao jovem o ingresso no mercado de trabalho, e Talentos Esportivos, que incentiva e valoriza o empenho e a dedicação dos jovens em suas aptidões físicas.

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) têm a missão de executar políticas públicas voltadas ao cuidado e incentivo aos jovens, juntamente com os pais, para que permaneçam em suas atividades e tenham boas perspectivas de futuro.

“Quando se comemora o Dia Nacional da Juventude é importante frisar que esta Secretaria tem feito um trabalho muito forte de apoio ao esporte em todo o Estado, e com isso tem comtemplado a juventude de forma especial, ajudando o atleta no seu desenvolvimento nas suas mais diversas categorias e modalidades, e desta forma sempre privilegiando a juventude”, destaca o titular da Seel, Nivan Noronha.

Disciplina - Mãe da atleta Calina Silva, 15 anos, Maria Eliete Fouro Silva conta que a filha pratica ginástica artística desde 4 anos de idade, pelo Programa Talentos Esportivos. "Ajuda muito no desempenho dela, tanto na vida esportiva como na social. Foi assim que ela aprendeu a ter disciplina, através do esporte, que serviu até para a escola. Aprendeu a respeitar e partilhar tudo", relata a mãe.Jovens no lançamento de programa de inclusão no mercado de trabalho em 2019

Com a ajuda financeira do projeto, Calina participa de competições estaduais, nacionais e internacionais, alcançando bons resultados. Nesta semana ela participa de uma competição on-line no Peru. “Este governo é maravilhoso; por mais governos assim”, diz a mãe da atleta.

Profissionalização - Inocencio Gasparim, titular da Seaster, ressalta que a missão da Secretaria é voltar o olhar aos mais vulneráveis, àqueles que não têm oportunidades, e por isso a profissionalização deste público é tão importante. "Após um ano do lançamento do Programa Primeiro Emprego, mais de mil jovens já foram inseridos no mercado de trabalho. Isso é fruto das boas escolhas do governo do Estado, em apostar em políticas públicas para a nossa juventude, e também fruto da parceria com as empresas que têm acreditado neste propósito”, ressalta o gestor.

Sobre sua experiência no Projeto da Seaster, após dois meses atuando como jovem aprendiz, Geovanny Trindade conta que “está sendo ótima! Entrei a partir do envio de currículo, fui chamado, fiz a seleção e fui contratado. Durante dois dias da semana fazemos um curso pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de auxiliar administrativo. Minha experiência está sendo muito boa. Sou  respeitado dentro da Secretaria, e sei que tudo isso irá agregar ao meu currículo. Estou terminando meu ensino médio, e tudo que estou aprendendo será muito válido para meu futuro", garante o jovem atendido pelo programa.

Outras iniciativas - Com o objetivo de formar, qualificar e habilitar gratuitamente jovens de baixa renda como condutores de veículos automotores, o Governo do Pará, por meio do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), criou o Programa Social CNH Pai D'égua, voltado especialmente à inclusão social e geração de emprego. Projeto Talentos Esportivos atende a crianças, jovens e adultos

O “Talentos Esportivos” visa contribuir para o desenvolvimento do esporte no Estado do Pará, evidenciando a integração social, a promoção da saúde, o desenvolvimento da cidadania de crianças, adolescentes, jovens e adultos, por meio de aulas gratuitas. O programa atende crianças a partir de 7 anos.

As aulas são realizadas no Campus III da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém, e no Estádio Olímpico do Pará (EOP), o Mangueirão, espaços que contemplam as necessidades do esporte de rendimento, de participação e educacional.

O programa também é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que por meio de cooperação técnica possui professores atuando nas atividades ofertadas.

As inscrições devem ser feitas por um responsável, diretamente com os professores, com a apresentação da documentação exigida - duas fotos 3x4, comprovante de residência e documento de identificação (identidade ou certidão de nascimento).

Mais informações sobre o Programa Talentos Esportivos estão no site http://www.seel.pa.gov.br/content/talentos-esportivos

Trabalho - Com a finalidade de oferecer aos jovens aprendizes a experiência profissional no mercado do trabalho, e ao mesmo tempo proporcionar o exercício da cidadania, o Primeiro Ofício foi lançando a partir do Fórum Paraense de Aprendizagem Profissional (Fopap), do qual o Governo do Pará faz parte, por meio da Seaster, Seduc e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

Além das secretarias de Estado, o Fórum é coordenado pelo Ministério Público do Trabalho e pela Superintendência Regional do Trabalho, e conta com a participação da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), da Prefeitura de Belém; Instituições de Ensino Superior (IESs); organizações não governamentais e instituições do Sistema S (Senai, Sesc, Sesi e Senac).