Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Materno-Infantil de Barcarena celebra três anos com mais de 4 mil partos realizados

Houve celebração de missa em ação de graças e um café da manhã, durante o qual os colaboradores assistiram a uma apresentação sobre o trabalho da instituição

Por Governo do Pará (SECOM)
21/09/2021 16h56

Um momento de fé, emoção e agradecimento marcou o aniversário do terceiro ano do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB). O evento aconteceu na manhã desta terça-feira, 21, com a participação dos profissionais da saúde, gestores e a Pastoral da Saúde da unidade, em uma cerimônia especial.

Uma missa de ação de graças, pela data de aniversário, celebrada pelo diácono Genilson Ramos, da Paróquia de São Francisco Xavier de Barcarena, deu início ao evento. O religioso fez a leitura do Evangelho, preces por todas as pacientes e pela vida dos colaboradores que atuam no hospital.

Após a missa, uma apresentação especial sobre as principais ações, títulos, reconhecimentos e conquistas do Materno-Infantil de Barcarena foi realizada aos colaboradores. A celebração, junto ao café da manhã especial com bolo de aniversário, foi realizada pela Equipe de Trabalho e Humanização (GTH).

“Queríamos mostrar a linha do tempo de um hospital que em três anos já realizou mais de 230 mil atendimentos, com um título mundialmente reconhecido, referência no cuidado materno e infantil com boas práticas assistenciais e trato humanizado. Todas as conquistas construídas por profissionais que atuam no HMIB”, ressalta Daniela Dias, presidente do GTH.

Na celebração, a diretora Hospitalar, Patrícia Hermes, reafirmou a importância do Materno-Infantil de Barcarena no atendimento à região, enquanto destacou o reconhecimento profissional a todos os colaboradores.

“É um momento de comunhão, agradecimento e exaltação aos profissionais que são responsáveis por todo trabalho realizado pelo hospital e prestado à população. Temos a missão de atender com uma excelência assistencial e integridade, e a construção dessa entrega aos pacientes e usuários é diária e feita por cada colaborador”, evidencia a diretora.

AMAMENTAÇÃO

Durante toda a semana a unidade permanecerá decorada em cores de dourado e verde, assim como, manterá um corredor de fotos, com uma exposição que mostra as diversas ações, eventos e boas práticas desempenhadas ao longo de três anos de funcionamento do hospital.
 
Inaugurado em 2018, a maternidade de Barcarena realiza atendimento 100% SUS (Sistema Único de Saúde). A unidade integra a rede pública de saúde do Governo do Pará, sendo gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Nos três anos de funcionamento a unidade já realizou mais de 4 mil partos e cerca de 230 mil atendimentos entre consultas, internações, exames e cirurgias. No mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, com a campanha Agosto Dourado, o Materno-Infantil se tornou o primeiro hospital da Região do Baixo Tocantins a receber o título da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).

A certificação é concedida pelo Ministério da Saúde às instituições que cumprem os “Dez Passos” para o Sucesso do Aleitamento Materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e os critérios de habilitação estabelecidos pela Portaria nº 1.153/2014.

*Texto de Adrielle Lopes de Sousa (HMIB)