Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA

TerPaz inicia Escolinha de Futsal para jovens do bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua

A ação é realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), dentro do programa estadual Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Pará

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
20/09/2021 15h01

Os amigos Victor Fernandes, de 15 anos, e Diogo Maia, de 17 anosAmigos inseparáveis assim são Victor Fernandes, de 15 anos, e Diogo Maia, de 17 anos, que é deficiente auditivo, os dois fazem parte da turma do projeto “Escolinha de Futsal”. Para se comunicar com o amigo, Victor contou que começou a aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“Eu sentia dificuldade de me comunicar com ele, por isso resolvi aprender, Libras, porque assim podemos nos comunicarmos melhor’’, disse Victor, que também falou da importância da inclusão social. ‘’Quando soube da escolinha de futsal resolvi participar e convidei o Diogo, esse trabalho que está sendo feito aqui na comunidade é muito legal porque promove a inclusão social’’, concluiu ele.

A ação é realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), dentro do programa estadual Territórios pela Paz (TerPaz), e ocorreu na manhã desta segunda-feira (20), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Francisco Paulo do Nascimento Mendes, no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua. O objetivo é atender crianças e adolescentes do território.

“Hoje ocorreu a primeira aula, aqui no bairro do Icuí-Guajará, ou seja, nós estamos conseguindo ampliar esses serviços para os territórios atendidos pelo TerPaz, já iniciamos também nos bairros do Benguí e da Cabanagem, em Belém, mas todos os serão beneficiados", destacou o professor de Educação Física da Seduc, Rodrigo de Jesus.

Professor, técnicos e estudantes no primeiro dia de aula da Escolinha de Futsal no bairro do Icuí-Guajará, nesta seguunda-feira (20)O professor informou que "durante as aulas, nós trabalhamos os fundamentos da modalidade, de acordo com as caracterizas dos alunos e, no decorrer, vamos desenvolvendo uma parte mais técnica de jogo, até chegar em um nível próximo a uma competição”, acrescentou ele.

A gestora do TerPaz no Icuí-Guajará, Delma Braga, destacou a importância dessa ação. “Essa escolinha foi muito procurada, essa que é uma atividade muito importante para o desenvolvimento desses jovens. A ação já vinha sendo pensada há um tempo, mas devido ao agravamento da pandemia tivemos que adiar o início, o objetivo é socialização dos participantes e tirá-los de uma situação de vulnerabilidade’’, afirmou a gestora.

O estudante Marcos Vinícius, 12 anos, contou que sonha em ser jogador de futebol. “Eu estou muito grato por essa oportunidade, que o governo está nos dando, eu estou gostando muito de participar dessa escolinha, já que eu gosto de jogar e tenho sonho em ser jogador de futebol profissional”, afirmou o estudante.

SERVIÇO

As aulas serão ofertadas todas as segundas e quartas. As inscrições podem ser realizadas nesses dias na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Francisco Paulo do Nascimento Mendes, das 9h às 11h.