Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Biblioteca da Santa Casa completa 34 anos como um espaço de pesquisa da área acadêmica

Espaço foi criado em 17 de setembro de 1987, em parceria com a Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, e atende estudantes e profissionais de Saúde

Por Governo do Pará (SECOM)
17/09/2021 15h24

A biblioteca ‘Profº João Fecury’ da Fundação Santa Casa atende estudantes, servidores e profissionais da área de SaúdeCriada em 17 de setembro de 1987, em parceria da biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA), a biblioteca ‘Profº João Fecury’ da Fundação Santa Casa busca atender estudantes, profissionais que atuam na área da saúde e servidores da instituição.

Bibliotecária da Fundação desde 2008, Luciane Obando explica que a Santa Casa por ser também uma instituição de ensino e pesquisa, foi necessário implantar o espaço por exigência do Ministério da Educação (MEC). “O objetivo principal é dar suporte bibliográfico e informação aos programas de Pós-Graduação em Residência Médica, Residência Multiprofissional, Mestrado Profissional, a docentes e discentes das Instituições de Ensino Superior, entre os quais: pesquisadores, profissionais de saúde e servidores técnicos-administrativos”.

“A missão de um hospital de ensino, além de educar e pesquisar, deve ser a de informar. E a biblioteca é um espaço físico de aprendizagem, onde a leitura, investigação, pesquisa, pensamento, imaginação e criatividade são fundamentais para a jornada de informação e de conhecimento aos nossos usuários, dando suporte ao seu crescimento cultural, pessoal e social. É nela que tratamos a informação do acervo bibliográfico, com base nas novas tecnologias, para melhor disseminá-la”. Enfatiza Luciane.

Lena Alencar, médica e diretora de Ensino Pesquisa e Extensão da Fundação Santa Casa, destaca que a biblioteca nesses 34 anos de existência tem levado ajuda, orientação e informações a todos que precisam. ‘Somos um hospital escola e não poderíamos deixar de valorizar este segmento tão importante para o ensino. Atualmente nossa biblioteca atende não só nossos alunos, residentes e servidores, mas também o público externo”.

“Pensando sempre no ensino, este ano de 2021 teremos nosso Repositório Institucional (disponibiliza a produção técnica e científica com acesso aberto na área digital, ampliando a visibilidade dos autores e permitindo a busca pelos assuntos abordados na instituição, por meio da internet), para abrilhantar e reforçar mais ainda o nosso compromisso com a educação, ensino, pesquisa e extensão, dentro da Fundação Santa Casa”. Reforça a diretora.  

Para a acadêmica de nutrição, Lana Moura, a biblioteca é um espaço de aprimoramento do conhecimento adquirido no decorrer do curso. “Vir à biblioteca representa um reforço e solidificação de meu aprendizado técnico e profissional, por isso aproveito meu intervalo para aprimorar meus conhecimentos”.

SERVIÇO

A biblioteca localizada no Centro de Estudos Dr. Carivaldo Boulhosa, no corredor superior do prédio histórico, recebe por mês, em média, 258 visitantes nos últimos anos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A biblioteca da Santa Casa está aceitando doações de livros relacionados à área da Saúde, com até cinco anos de uso, e quem quiser doar pode entrar em contato pelo telefone: (91) 4009.2281.