Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM PIÇARRA

Emater entrega DAPs e orienta agricultores familiares para qualificar a produção de hortas

Por Governo do Pará (SECOM)
17/09/2021 15h21

Agricultores familiares da Comunidade Cabral, localizadas na zona rural de Piçarra, distante 42 quilômetros da sede do município, participaram esta semana de uma Oficina de Produção de Hortas, promovida pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) no municípios.

Os 12 agricultores familiares são beneficiados do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) para os quais entregam produtos como polpas de frutas, alface, cheiro-verde, couve, pimentinha, cebolinha, rúcula, abóbora e jiló.

De acordo com o coordenador do escritório local da Emater no município, Flávio Vidal, a oficina serve para atualizar e ampliar o conhecimento dos agricultores sobre a olericultura, com a finalidade de melhorar a aumentar a produção da agricultura familiar.

“Nós, enquanto Emater, temos o papel de garantir a produção para esses beneficiários porque é venda garantida. A gente quer com essas ações, que eles produzam melhor, aumentado a qualidade e também a quantidade. Esses programas são exigentes e muito importantes para gerar renda. Cabe a nós contribuir com o nosso conhecimento”, explica Flávio Vidal.

Na oficina, os agricultores receberam orientações sobre o combate a pragas, adubação, escolha das sementes, escolha do local de plantio, quantidade de irrigação, entre outras informações voltadas para a melhor estruturação das hortas e da produção.

A agricultora Francisnete da Silva que já fornece hortaliças para o PAA há cerca de três anos, considerou a oficina importante para a melhoria de sua produção e dos outros produtores participantes. “Foi muito bom a palestra deles, eles visitaram minha horta, tiraram as nossas dúvidas, porque muitas vezes a gente planta e aí dá uma praga e a gente não sabe como proceder, mas com a orientação dos técnicos agora a gente já sabe como fazer”, afirmou a agricultora.

Além de participarem da oficina, os 12 agricultores receberam a Declaração de Aptidão ao Pronaf, que é o instrumento de identificação do agricultor e qualificação das Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA) da agricultura familiar. A declaração é o documento que dá acesso do agricultor familiar às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda.

Atualmente, além dos 12 agricultores da Comunidade Cabral que participaram da oficina e receberam a DAP, o escritório local da Emater em Piçarra presta atendimento a um total de 30 famílias de agricultores rurais beneficiárias do PAA e 25 do PNAE.

PAA e PNAE

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é executado por estados e municípios em parceria com o Ministério da Cidadania e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que tem o objetivo de promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. 

Para isso, o PAA compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas pela rede socioassistencial e pela rede pública e filantrópica de ensino.

Já o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.

No mínimo 30% do valor repassado a estados e municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o PNAE deve ser utilizado na compra alimentos da agricultura familiar.

Texto: Etiene Andrade (Ascom/Emater)