Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLANO DE VACINAÇÃO

Pará recebe nesta quinta-feira (16) mais 153.270 doses de vacina contra a Covid-19

Por Mozart Lira (SESPA)
16/09/2021 17h22

Na tarde desta quinta-feira (16), o Pará recebeu a 83º remessa de vacinas contra a Covid-19 enviada pelo Ministério da Saúde. São mais 153.270 mil doses da Pfizer. Essa é a segunda remessa de vacinas contra a Covid-19 recebidas pelo Pará só nesta quinta-feira.

Segundo o secretário de Saúde do Pará, o Estado continuará avançando na imunização dos paraenses, conforme explica o secretário de Saúde, Rômulo Rodovalho. “Já estamos há quase oito meses com a campanha de vacinação. Já conseguimos muitos avanços, mas precisamos continuar empenhados em imunizar todos os paraenses. É um direito da nossa população concluir seus esquemas vacinais”, disse. 

Nesse sentido, o Governo do Estado tem se empenhado para fazer a distribuição das doses de forma rápida e segura. “Por isso, pedimos sempre que todos façam a sua parte e fiquem atentos aos calendários de vacinação dos municípios e não percam a oportunidade de se vacinar”, ressalta o titular da Sespa.  

A Sespa recomenda que as vacinas dessa remessa da Pfizer sejam utilizadas para reforço vacinal em idosos com mais de 70 anos e pessoas imunossuprimidas (com redução da capacidade de resposta do sistema imunológico), isto é, com câncer, HIV ou que receberam transplante, por exemplo. 

A equipe técnica da Sespa já trabalha no planejamento de distribuição e logística de entrega das doses aos Centros Regionais de Saúde. Desde a chegada da primeira remessa ao Estado, o envio está sendo feito por vias terrestre, aérea e fluvial, com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). As estratégias de aplicação serão definidas pelas Secretarias Municipais de Saúde. 

Vacinas - Com mais essa remessa, o Pará totaliza agora 9.752.290 milhões de doses de imunizantes recebidos e destinados à população paraense, das quais, 3.338.590 são da CoronaVac/Sinovac; 3.806.550 da Oxford/AstraZeneca; 2.468.700 da Pfizer e 138.450 da Janssen.

Até às 15 horas desta quinta-feira (16), o Pará já havia aplicado 6.995.021 milhões doses de vacina contra a Covid-19. Desse total, 4.291.548 milhões foram primeiras doses e 2.703.473 milhões correspondem à segunda dose dos imunizantes.

As informações sobre a vacinação são fornecidas pelas Secretarias Municipais de Saúde. A população pode acompanhar o andamento da campanha em todo o Estado na página do Vacinômetro.