Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRODUÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Agricultores familiares de São João do Araguaia participam de Seminário sobre Políticas Públicas

Iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) abordou programas de concessão de crédito, como o Pronaf

Por Governo do Pará (SECOM)
10/09/2021 15h48

O I Encontro de Ater do município foi promovido pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) com o objetivo de esclarecer sobre o acesso a políticas públicas e aos programas de concessão de créditos aos agricultores, como o Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), o da Alimentação Escolar (PNAE) e o de Aquisição de Alimentos (PAA), além da apresentação do Plano Safra 2021/2022.

O supervisor do escritório regional da Emater em Marabá, Aguiberto Alves, participou do evento e ressaltou a importância de levar informações de forma clara, acessível e por meio de fontes confiáveis. “Esse é o segundo evento dessa natureza que a Emater realiza este ano aqui na região com o objetivo de levar aos agricultores o conhecimento dos programas existentes para que assim eles possam saber o que podem ter acesso, onde e como acessar, para tomar decisões conscientes e que venham trazer melhorias para a sua produção”, afirmou ele.

Ação de Ater contou com o apoio da Câmara de Vereadores do município, da Secretaria de Meio Ambiente, da Prefeitura, da Adepará, e do Banco do Brasil. De acordo com o chefe do escritório local de São João do Araguaia, Paulo César Rodrigues, foi uma oportunidade para repassar aos produtores sobre as oportunidades de crédito e também as exigências sobre a qualidade dos produtos para acesso aos programas governamentais.

“Nós já prestamos assistência técnica para esses agricultores e no evento informamos sobre a documentação necessária para acesso aos programas e sobre a comercialização e a Adepará falou sobre os cuidados necessários com os produtos artesanais”, informou Paulo César.

O evento reuniu cerca de 50 pessoas entre lideranças do meio rural, representante da secretaria de Meio Ambiente, de Agricultura e de Assistência Social do município, além de técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e do agente financeiro, o Banco do Brasil (BB).

*Texto de Etiene Andrade (Emater).