Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E CIDADANIA

Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (CEPA) realiza entrega de carteiras em Marabá

Por Caroliny Pinho (SESPA)
04/09/2021 18h24

A Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (CEPA), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), esteve neste sábado (4) na Secretaria Regional Sul/Sudeste do Estado para a entrega de aproximadamente 100 carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

“Desde o ano passado já entregamos, até o momento, quase cinco mil carteiras. Nosso objetivo é garantir os direitos e a cidadania deste público. Trata-se de um trabalho pioneiro, feito por mãos e que tem trazido resultados muito positivos”, afirma a Coordenadora da CEPA, Nayara Barbalho. 

Mariana Medeiros, mãe da pequena Emilly Medeiros, comemorou a carteira da filha. “Para a gente é uma grande honra receber a carteira do autista, pois essa é uma grande conquista. Nós somos pouco reconhecidos, esquecidos pela sociedade, mas nós precisamos desse reconhecimento. Para quem tem uma criança autista essa carteira é um grande passo”, ela afirma. 

Entrega de carteirinhas em Marabá No local foi instalada também a placa atualizada de prioridades do Estado com foco na capacitação dos servidores, ação que também já ocorreu em outras unidades estaduais. A equipe da CEPA também se reuniu com o prefeito de Marabá, Tião Miranda, e a equipe de secretaria municipal de educação para firmar uma parceria para o atendimento da pessoa com autismo no município a com base em evidências científicas que é o modelo do Governo do Estado a partir da capacitação dos professores locais. 

As ações da CEPA acontecem regularmente segundo a demanda enviada pelos municípios e as reuniões devem acontecer nos próximos dias em outras cidades do interior paraense. Para mais informações sobre a coordenação acesse: Transtorno do Espectro Autista (TEA) – SESPA (saude.pa.gov.br). As carteiras são entregues em domicílio pelos correios ou através das ações itinerantes da Sespa.