Seap recebe Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

Visita até a sede da Seap é a continuidade da peregrinação, que iniciou nas unidades prisionais do Complexo Penitenciário de Santa Isabel no último dia 27 de agosto

01/09/2021 11h53 - Atualizada em 01/09/2021 12h06

O Círio de Nazaré, caracterizado como o “natal dos paraenses”, está realizando a sua programação anual. As peregrinações já iniciaram nas unidades prisionais, hospitais e instituições, seguindo todos os protocolos no combate à Covid-19. Na manhã desta quarta-feira (01), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) parceria com a Arquidiocese de Belém e diretoria do Círio de Nazaré, recebeu em sua sede a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Foi celebrada uma missa pelo Padre Everson Vianna Corrêa, pároco da Igreja de Nossa Senhora do Bom Remédio.

No estacionamento da Seap os servidores participaram da celebração. Foi um momento de muita emoção para todos, tendo em vista os desafios que os trabalhadores da segurança pública enfrentam diariamente. A presença de Nossa Senhora levou segurança, conforto e esperança em dias melhores para todos. Na homilia, o padre Everton destacou o trabalho que a Secretaria executa, mesmo diante da pandemia, e descreveu a Seap como uma das linhas de frente do Estado do Pará.  “Nossa Senhora de Nazaré vem aqui para fortalecer a proteção em suas vidas, e nas vidas das suas famílias. Em nossa Mãe temos cuidado e regozijo”, disse o padre. 

A celebração lembrou dos sete policias penais que tiveram suas vidas ceifadas este ano. Foi um momento de orações por essas vítimas, que lutaram em vida na defesa dos cidadãos assim como para as famílias dos servidores.

“É importante ter Nossa Senhora aqui junto com os servidores, através do seu ícone, pois ela traz uma mensagem de cuidado, e intercede por todos, junto ao seu filho Jesus Cristo”, foram as palavras do diácono Ademir Silva, que também é coordenador da Pastoral Carcerária.

O diácono enfatizou ainda a importância da espiritualidade, e que a Rainha dos Paraenses auxilia diariamente seus devotos “Nossa Mãe de Nazaré, a qual tem um amor especial pelos trabalhadores, diz a todos para não terem medo, mas tenham fé, que ela estará com todos nos desafios do dia-a-dia. Contem com proteção de Nossa Senhora de Nazaré, ela intercede por todos nós”, finalizou. 

Espiritualidade

Para a servidora Eunice Novaes, coordenadora da Diretoria de Logística, Patrimônio e Infraestrutura (DLPI), é uma honra receber a Imagem Peregrina em seu local de trabalho, pela forte emoção, e que gerou esperança e paz. “Foi um momento e muita força, e também gratidão. E tenho certeza que esse final de ano será ainda mais abençoado depois da passagem dela por aqui”, comentou Eunice. 

Segundo o secretário adjunto, coronel Arthur Moraes, espiritualizar o servidor é essencial para o desenvolvimento do trabalho. “É importante que além da formação e de treinamentos, além de pensar em comprar mais equipamentos e armamentos, e melhorar a instalação física, é essencial cuidar do lado espiritual do nosso servidor”.

Para o coronel Arthur, "O círio tem uma importância muito grande para os paraenses, independente da religião, independente do credo, todos vivem e respiram a época do Círio de Nazaré. E nesse período de pandemia, sabendo que algumas romarias não irão acontecer, esse momento é único para todos nós, em que a Virgem de Nazaré nos visita no local de trabalho, que é nosso segundo lar. Que Ela guarde e abençoe os servidores, nossos policiais penais que estão espalhados pelas unidades, e também as pessoas privadas de liberdade, para que tenham uma reflexão e melhorem suas vidas”. 

A visita até a sede da Seap é a continuidade da peregrinação, que iniciou nas unidades prisionais do Complexo Penitenciário de Santa Isabel, no último dia 27 de agosto, momento em que a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré passou pelos blocos carcerários e foi louvada por custodiados.

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)