Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSTRUÇÃO COLETIVA

Governo reúne com instituições de pesquisa para debater sobre Bioeconomia

Por Bruna Brabo (SEMAS)
31/08/2021 16h42

Órgãos do governo do Pará e instituições de pesquisa se reuniram na manhã desta terça-feira (31), para validação dos resultados das oficinas de construção da estratégia da bioeconomia no estado do Pará. Essa estratégia  será apresentada ao governador Helder Barbalho, para direcionamento de uma política de desenvolvimento socioeconômico de baixa emissão de carbono, que concilie a agenda climática com a econômica, na geração de emprego e renda.

O grupo foi composto por representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia. (Sedeme), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Estado do Pará (Sectet), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

“É importante que essa construção não parta de cima para baixo, que ela seja uma construção coletiva. O Pará será o primeiro estado do Brasil que terá uma estratégia estadual para bioeconomia”, destacou o secretário adjunto da Semas, Raul Protázio Romão.

No início do ano de 2021, foram realizadas reuniões preparatórias, mobilizadas pela Semas, com participação de órgãos governamentais e instituições de pesquisa relacionados ao tema de bioeconomia, para um primeiro momento de mapeamento e diagnóstico de ações para construção da Estratégia de Bioeconomia para o Estado do Pará.

“Nós estamos levantando esse conceito e começando a trabalhar dentro de cada secretaria e instituição do estado a bioeconomia. Então, em breve, nós vamos começar a ter um horizonte de algumas ações mais concretas. O Pará, com toda a sua potencialidade, também traz o Fórum Mundial de Bioeconomia, que vem ampliar essa discussão e cada vez vamos avançando nesse diálogo de bioeconomia”, ressaltou o secretário adjunto da Sedap, Lucas Vieira.

O Estado do Pará, com toda a biodiversidade e economia de floresta, lidera um processo de construção de uma estratégia de bioeconomia para o processo de desenvolvimento social, econômico e ambiental. “É um processo que dialoga de forma muito sinérgica com o que o mercado mundial está vendo em termo de processo de desenvolvimento econômico para a Amazônia e também para o mundo. Pra gente do Ipam é sempre uma honra participar do processo de construção de políticas públicas no Estado do Pará”, pontuou o diretor do Ipam, Eugênio Pantoja.