Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

No Dia do Nutricionista, nesta terça-feira, Santa Casa promove evento sobre hábitos alimentares

No Hospital, profissionais da área de Nutrição atuam em diversos setores, em um trabalho contínuo que representa um avanço no atendimento multiprofissional

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
31/08/2021 12h08

Profissionais da área de Nutrição da Fundação Santa Casa nos preparativos da ação sobre hábitos alimentares nesta terça-feira (31)A Santa Casa realizou, nesta terça-feira (31), uma ação voltada aos servidores e acompanhantes de pacientes para tirar dúvidas sobre hábitos alimentares e os mitos e verdades sobre os alimentos. O evento é alusivo ao Dia do Nutricionista e aconteceu próximo ao refeitório da instituição, com degustação de alimentos e ainda avaliação nutricional.

O trabalho dos profissionais da área de nutrição, que atuam nos diversos setores do hospital da Fundação Santa Casa representa um avanço na integração entre servidores e usuários, o que resulta no atendimento multiprofissional que vem se solidificando desde o ano de 2009. 

Martha Rodrigues, nutricionista integrante da equipe multiprofissional atuante na Santa Casa, diz que a função do nutricionista é primordial em assistir ao paciente para garantir uma alimentação de qualidade nutricional adequada em energia e proteínas para a manutenção do estado nutricional mesmo quando houver o agravo (doença aguda) e, após, reabilitá-lo nutricionalmente no processo de recuperação.

Equipe de Nutrição comemora o Dia do Nutricionista, na Sta. Casa, onde atua com a missão de orientar a qualidade nutricional no hospital“Para isso é imprescindível a atuação da equipe multiprofissional: cito os cuidados iniciais, quando a equipe médica e de enfermagem sinalizam a gravidade da doença, exigindo necessidades nutricionais diferenciadas. Condutas como alimentação artificial (nutrição enteral ou parenteral) ou necessidade de adaptação da dieta oral. Em discussão multiprofissional, o nutricionista solicita e informa a necessidade de ajustes no plano terapêutico para melhor tolerância à dietoterapia prescrita”, relata Martha.

Quando a temperatura está mais elevada o corpo tende a perder mais líquido e sais minerais. Por isso, é importante manter-se hidratado e ter uma alimentação saudável, evitando ao máximo os alimentos processados e priorizando frutas, legumes, verduras, grãos, tubérculos e raízes. E não pode esquecer de estar sempre atento às medidas de prevenção como o distanciamento social, uso de máscara e a lavagem das mãos. 

Vanda Marvão, integrante da Coordenação do Banco de Leite Humano da Santa Casa, trabalha como nutricionista há 28 anos. “Me sinto realizada por trabalhar com a nutrição materno-infantil promovendo um alimento como o leite materno, que atende essas crianças na sua integridade, e posso orientar as mães sobre qual a melhor alimentação para elas desde a gestação”. 

“Com o crescimento de casos de obesidade, temos que fazer a educação nutricional e alimentar desde a primeira infância, pois no início da vida a nutrição pode definir como vai ser a saúde desse adulto mais tarde. É na primeira infância que se define muitos hábitos que essa criança vai levar para a vida adulta e pode ajudar a prevenir várias doenças. Alimentação saudável tem relação direta com o planeta, por isso temos que descascar mais e desembalar menos”, recomenda a nutricionista.

Alimentação Adequada –  Ciléa Ozela, Ediane Araújo e Lana Canuto integram a Coordenação de Nutrição (CNUT), da Fundação Santa Casa, e relatam em um documento que os impactos sociais e econômicos da pandemia acirram os índices da fome no País, principalmente, se forem consideradas as situações de desigualdade social, de renda, étnico-racial, de gênero e de acesso a serviços de saúde.

Elas observam, por exemplo, que a crise gerada pela Covid-19 acirrou as expressões da violência que permeiam a sociedade capitalista, entre elas, as desigualdades sociais devido ao desemprego, redução de renda e incertezas. Ao mesmo tempo, o estado de pandemia afeta diretamente na oferta e demanda, reduzindo a produção e a distribuição de alimentos, reduzindo o poder de compra e afetando principalmente os mais vulneráveis.

Entre algumas recomendações da equipe técnica de nutricionistas está o fortalecimento de ambientes alimentares que mudem o comportamento do consumidor – por exemplo, eliminando as gorduras trans industriais e reduzindo o teor de sal e açúcar no abastecimento alimentar, ou protegendo as crianças do impacto negativo do marketing alimentar.

Confira as dicas de nutricionitas da Santa Casa para esse cenário de pandemia:

1. Adote rigorosamente as medidas preventivas e protetivas ao coronavírus, indicadas pelo Ministério da Saúde;

2. Fuja de promessas milagrosas envolvendo alimentos e terapias nutricionais;

3. Acesse informações sobre alimentação de fontes confiáveis;

4. Conheça o Guia Alimentar para a População Brasileira; 

5. Em caso de interesse de orientação nutricional, procure um profissional de Nutrição.