Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CURSO ITINERANTE

CPC qualifica peritos de Santarém sobre atuação em locais de crime

Atualização dos métodos de coleta de DNA e treinamento técnico com luzes forenses fizeram parte do conteúdo

Por Alexandre Cunha (Pol. Científica)
27/08/2021 21h07

“Perceber a dedicação do CPC Renato Chaves em investir na capacitação profissional dos seus servidores é, além de motivador, a certeza de que esse investimento retornará com a entrega de laudos periciais cada vez mais técnicos à sociedade, além da valorização da classe”, afirmou o perito criminal Erick Coelho, sobre os três dias do curso Perícia de Local de Crimes, ministrado nesta semana em Santarém, no Oeste do Pará. A Unidade Regional do Centro de Perícias Científicas no município foi a última a receber o curso itinerante, ministrado pelo perito criminal José Cordeiro, que passou por Castanhal, Marabá e Altamira.

O curso abordou, principalmente, a atualização dos métodos de coleta de DNA em locais de crime, para evitar a contaminação do vestígio pelo próprio perito; treinamento técnico com luzes forenses para coletas de vestígios biológicos (cabelo, pelo, esperma, urina, pegada, fluidos corporais e impressões digitais) e estudos de casos em local de crime.

De acordo com o perito José Cordeiro, “a importância do curso se dá devido aos peritos e auxiliares técnicos de perícias precisarem dessa reciclagem anualmente, ou talvez em menos tempo, pois a tecnologia avança de forma muito rápida e devemos atualizar seus conhecimentos. Porém, nunca deixando o lado prático das boas coletas de vestígios em locais de crime”.

Apoio regional - A turma também se destacou pela adesão dos participantes. “Para melhor adequação do curso, a Secretaria Regional de Governo do Oeste do Pará cedeu o espaço físico para que o curso fosse ministrado”, disse Amanda dos Santos, titular da Coordenação de Aperfeiçoamento e Pesquisa (Coapes).

A capacitação teve 20 horas de conteúdo, dividido em três dias, e faz parte do Programa de Capacitação Continuada dos Servidores, uma parceria da Coapes com o Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp). O conteúdo foi aprovado e certificado pelo Instituto.

O programa de capacitação continuada prosseguirá até dezembro deste ano, em Unidades Regionais do CPC. Entre os assuntos abordados estão: Reprodução Simulada, Perícia Tecnológica, Toxicologia Forense, Perícia Balística, Perícia Ambiental, Odontologia Legal e Química Forense. Cada turma terá 40 vagas.