Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INVESTIMENTOS

Estado garante recursos para obras urbanas e habitacionais em Santa Luzia do Pará

Governador Helder Barbalho autorizou no município recursos para recuperação de vias urbanas e estradas vicinais, e ainda benefícios para melhorar moradias

Por Carol Menezes (SECOM)
27/08/2021 19h59

O município de Santa Luzia do Pará, na região Nordeste, recebeu, em apenas um dia, uma série de investimentos do governo do Estado, que serão aplicados em obras de infraestrutura, e também englobam benefícios do programa habitacional “Sua Casa”, que chegou a 137 famílias. O governador Helder Barbalho esteve em Santa Luzia na tarde desta sexta-feira (27) para formalizar os atos, que incluíram a assinatura de Ordem de Serviço que autoriza serviços de manutenção em 16 ruas, travessas e avenidas, e ainda um convênio com a prefeitura para aquisição de mais de 65 mil litros de óleo diesel para o maquinário a ser utilizado na recuperação de estradas vicinais.Governador Helder Barbalho com pessoas contempladas pelos recursos do "Sua Casa" em Santa Luzia

A agenda de trabalho do governador ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio Florentina Damasceno. "Vocês, de Santa Luzia, sempre estiveram comigo, mesmo antes de eu ser governador. E a forma como posso retribuir é com trabalho, trabalho e trabalho", declarou Helder Barbalho, acompanhado por deputados estaduais e federais, secretários de Estado e pelo prefeito municipal, Adamor Aires.

"Estou muito feliz de estar aqui contribuindo com iniciativas de urbanização e infraestrutura, para que a cidade possa estar melhor, com vias mais trafegáveis, ajudando ainda com combustível para cuidar das vicinais e fortalecendo o Programa Sua Casa, que ajuda as famílias que mais precisam", reforçou Helder Barbalho.

"Parceria completa" - Antes de sua agenda de trabalho em Santa Luzia, o chefe do Executivo participou da inauguração de duas obras da prefeitura: a reconstrução da quadra de areia municipal e da praça de eventos "Lucas Cavalcante Lima". Em seguida, o governador conheceu o Hospital Municipal, que está prestes a entrar em funcionamento, e acompanhou a entrega de duas ambulâncias.

O prefeito Adamor Aires destacou a boa relação com o governo do Estado, que resulta em obras e serviços a quem mais precisa: a população. "Já era um desejo nosso que viesse ao nosso município para confirmar uma parceria tão importante para um município pequeno, sem receita própria. Nossa alternativa é mesmo garantir esse trabalho conjunto. E aí vem asfalto, vem benefícios do ‘Sua Casa’, vem colaboração de combustível. É mesmo uma parceria completa", definiu o gestor municipal.

Expectativas - O funcionário público Raimundo Nonato da Silva Cruz, 55 anos, mora em uma das vias que será contemplada pela operação tapa-buracos. Morador da área há 40 anos, ele disse que esse tipo de problema na pista já é antigo. "Quando passa o inverno, piora tudo. Eu ando de moto, inclusive uso a moto para trabalhar, e tem que passar com o maior cuidado pela buraqueira. Tem rua que nem dá para passar, ainda mais quando chove, que fica cheio d'água. A gente espera que o serviço comece logo", informou.

Judite Serra, 35 anos, divide uma casa alugada com os dois filhos, e há algum tempo conseguiu comprar um terreno próprio. Só que, sem dinheiro para construir, continuou no aluguel. Como beneficiária do “Sua Casa”, ela finalmente vai conseguir iniciar a obra tão sonhada. "Sou muito agradecida ao governador, porque ia demorar muito para eu conseguir subir minha casa de alvenaria. Só a economia que vou ter vai mudar tudo 100%, e tudo o que eu mais queria era a minha casinha com meus dois filhos", declarou Judite.

Residindo em uma casa de madeira, Jaciely Silva, 41 anos, há tempos queria reconstruir em alvenaria o imóvel onde mora com os três filhos, há oito anos. "Quando chove, quando venta mais forte, eu fico com medo de o vento acabar destelhando a casa. E penso no futuro. Quero deixar algo melhor e mais seguro para os meus filhos", informou.