Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENCONTRO NACIONAL

Fasepa leva experiência do Pará a seminário sobre o uso da arte na socioeducação

Banda de Fanfarra, projeto piloto realizado com os socioeducandos do Centro Juvenil Masculino (CJM), em Ananindeua, foi destaque com interpretação do hino do Pará

Por Luana Laboissiere (SECOM)
27/08/2021 11h32

No encerramento do Seminário “Arte e atendimento socioeducativo – perspectivas e possibilidades”, promovido pela Secretaria e Justiça e Cidadania (Sejus) do Distrito Federal, na última quinta-feira (26), a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) apresentou a experiência do trabalho realizado pelo Governo do Estado. O evento voltado aos servidores da carreira socioeducativa, arte-educadores, artistas, produtores culturais e demais interessados na temática com três dias de duração foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Sejus e já está disponível para assistir.

Com duas quadras poliesportivas, campo de futebol, anfiteatro, piscina, espaço socioambiental e salas, o Complexo Esportivo Cultural - Apoena é um espaço utilizado pela Fundação para realizar as atividades previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) do eixo arte, cultura, esporte e lazer. "O socioeducando quando chega aqui tem toda uma equipe preparada para contribuir com o seu desenvolvimento intelectual, comportamental, físico, com uma diversidade de atividades que irão incentivar o protagonismo dos socioeducandos que estão custodiados pela Fundação", explica Emerson Valadares, gestor do Apoena. 

Em destaque, a Banda de Fanfarra, projeto piloto realizado com os socioeducandos do Centro Juvenil Masculino (CJM), localizado em Ananindeua, apresentou ao vivo uma interpretação do Hino do Pará para todos os participantes do seminário. A iniciativa faz parte do projeto de música realizado pela Fasepa "Faseparte" que este ano recebeu o reconhecimento de patrimônio imaterial do Estado.

A diretora de atendimento socioeducativo da Fasepa, Vilma Moraes, destaca a importância do tema do seminário como fator de provocação para a necessidade de garantir o direito de socioeducandos às atividades voltadas para arte, cultura, esporte e lazer que durante a pandemia sofreram muitas restrições. "Para nós, representando o Governo do Estado, é de muita gratidão estarmos contribuindo para o Brasil com os avanços e as necessidades de adequação garantindo de socioeducandos. Os desafios são diários, mas os resultados são visíveis, se nós trabalharmos com o objetivo primordial que é a promoção de direitos de socioeducandos que estão em processo socioeducativo na Fasepa", explica Vilma.

“A arte é uma importante ferramenta de transformação social e de desenvolvimento dos estudantes, mas também tem potencial no resgate de adolescentes que cometeram atos infracionais. Por isso, a proposta desse evento é qualificar o atendimento relativo ao eixo arte, cultura e lazer de adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, por meio da capacitação adequada das equipes”, explica a secretária da pasta, Marcela Passamani.

Reunindo participantes do DF e outros estados, o evento é propício para troca de experiências positivas em diversos lugares no país de acordo com o subsecretário do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal (Subsis), Demontiê Alves. “O formato do seminário foi pensado para proporcionar espaços formativos e de valorização das boas práticas, bem como a partilha de experiências, discussões e reflexões sobre as perspectivas e possibilidades da arte”, completa.

O tema do Seminário, composto por palestras e mesas redondas, foi escolhido em alusão ao Dia Nacional das Artes, comemorado em 12 de agosto. Os participantes receberão certificado. Para mais informações, entre em contato por e-mail: coorpsau@sejus.df.gov.br ou pelo telefone: 3213-0679.

Para ver a participação da Fasepa acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=xaNcJHoYAH8&t=12379s

Texto: Franklin Salvador/ Ascom Fasepa, com informações da ascom da SEJUS/DF