Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DEFESA ANIMAL

Adepará planeja diretrizes para 2022 com participação do Ministério da Agricultura

O evento promovido pela Agência também discutiu a programação de capacitações e reuniões técnicas

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
26/08/2021 19h22

Planejar as metas de defesa animal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e discutir futuras diretrizes são os principais objetivos da primeira “Semana do Planejamento das Atividades Técnicas da Defesa Animal para o exercício de 2022”, que ocorre no período de 23 a 27, na sede da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA). O evento conta com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).No evento são definidas as diretrizes e ações para a continuidade do trabalho de fiscalização e defesa sanitária no Pará

“Este é um momento muito importante para nós, pois é uma oportunidade na qual traçamos as metas para o próximo ano, trocamos ideias e nos alinhamos às diretrizes do Mapa. Também discutimos e planejamos a nossa programação de capacitações/reuniões técnicas, indispensáveis para que a Agência possa planejar e executar ações que promovam a sanidade e a qualidade da produção agropecuária, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e competitivo do agronegócio no Estado do Pará”, destacou a gerente de Defesa Animal da Adepará, Melanie Castro, que coordena a Equipe Estadual de Supervisão e Padronização (EESP).

Planejamento - A defesa agropecuária atua para evitar prejuízos à produção agrícola e pecuária, criando barreiras contra pragas e doenças no Pará. Participam da Semana de Planejamento 12 gerências e suas equipes. Já foram discutidas e planejadas mais de 300 ações para o próximo ano.

A médica veterinária Zila Cristina Bacelar Sidônio, auditora fiscal federal agropecuária do Serviço de Fiscalização de Insumos Pecuários e Saúde Animal, do Mapa, disse que “essa reunião realizada pela Adepará é uma demonstração clara da organização e transparência da gestão, facilitando a troca de ideias entre os setores da Agência”.Auditora Zila Sidônio, representante do Ministério da Agricultura

“Nós, do Ministério da Agricultura, ficamos extremamente satisfeitos com o convite para participar das apresentações e poder contribuir com as atividades planejadas. As apresentações foram técnicas e objetivas, o embasamento para a programação foi pautado na legislação vigente e atende às particularidades de cada programa”, avaliou a auditora do Mapa.

Também participaram os auditores federais do Mapa/SFA/PA, Jorge Reis, do Programa da Sanidade Equídea, Raiva dos Ruminantes e Encefalopatia Espongiforme Bovina, e Raimundo Leal, do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose e Raiva de Herbívoros.

Agricultura sustentável – A Adepará alinha suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), visando garantir a segurança alimentar e a melhoria da nutrição, por meio da promoção de uma agricultura sustentável, conforme estabelece o ODS 2.

Entre as atividades desenvolvidas pela área de Defesa Animal da Agência estão: coordenação e execução de programas de controle e erradicação de pragas e doenças de animais; controle do trânsito intra e interestadual de animais e produtos de origem agropecuária e florestal, em postos de fiscalização zoofitossanitários; coordenação e execução de programas de Educação Sanitária Animal; inspeção e fiscalização da qualidade dos insumos e serviços nas atividades agropecuárias que compõem o agronegócio paraense; inspeção, classificação e padronização de produtos de origem animal, seus subprodutos, derivados e resíduos de valor econômico; cadastramento e credenciamento de profissionais que prestam serviços de sanidade animal e atualização dos informes zoofitossanitários.

Jefferson Oliveira, diretor de Defesa e Inspeção Animal"A defesa é feita por todos nós, e estamos felizes de estarmos em um novo momento na Agência, de quebra de paradigmas. Antes, estávamos sempre resolvendo problemas. Agora, conseguimos planejar as nossas ações, o que consequentemente nos coloca em outro patamar, nos permitindo proporcionar uma defesa com muito mais efetividade. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os colegas que contribuem, diariamente, para a melhoria da agropecuária do nosso Pará", disse o diretor de Defesa e Inspeção Animal da Adepará, Jefferson Oliveira.

A Adepará desenvolve, atualmente, dez programas na área de defesa animal:

• Erradicação da Febre Aftosa

• Programa da Brucelose e Tuberculose

• Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros e outras Encefalopatias Transmissíveis

• Programa de Sanidade Apícola

• Programa de Sanidade Avícola

• Programa Estadual de Sanidade dos Organismos Aquáticos

• Programa de Sanidade Equídea

• Programa de Sanidade Suídea

• Programa de Pequenos Ruminantes 

• Plano Estratégico do PNEFA