Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Curso do GAP aprimorará a segurança em ambiente prisional

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
24/08/2021 17h12

Os avanços desenvolvidos em prol da segurança pública, dentro e fora do sistema penitenciário paraense, têm se constituído num marco histórico para o contínuo esforço e aprimoramento profissional dos servidores da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Entre as políticas de diligência e execução de controle penal está o processo seletivo de formação para o Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), que visa selecionar os melhores policiais penais para compor a equipe de elite do sistema penal do Estado. No total, serão ofertadas 44 vagas aos servidores.

Regulamentado pela Portaria n° 387/2021, a seleção para o núcleo do GAP será feita por meio de inscrição e a pesquisa do candidato por meio dos requisitos de avaliação, sendo estes: análise curricular, entrevista psicossocial, investigação social, análise de exames médicos e teste de aptidão física, para certificação que todos os participantes estão habilitados para participarem do curso.

Após a avaliação, os candidatos serão submetidos a um rigoroso treinamento sob coordenação da Escola de Administração Penitenciária (EAP) e Comando de Operações Penitenciárias (COPE). Entre as disciplinas ministradas, estarão inclusas o armamento e tiro, escolta armada e intervenção em recinto prisional. Além da elaboração de disciplinas feitas pela EAP, outras que farão parte da grade estão baseadas em diferentes instituições de segurança pública, de forma que contemplem maiores níveis de eficiência aos selecionados, como: conhecimentos da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Ceará, Condor, Força Aérea Brasileira (FAB), Rota da Polícia Militar de São Paulo, e demais órgãos de segurança pública.

O plano de combater qualquer irregularidade em ambientes prisionais resultou na instauração de um grupo especializado de policiais penais para conter possíveis ameaças. Intitulados “caveiras”, os integrantes do GAP serão responsáveis por intervir e defender as unidades penais em eventuais quebras de procedimentos, motins e rebelião, tendo a sede localizada no Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Izabel do Pará. 

A responsabilidade de verificar as gestões das unidades penais, no que se refere aos procedimentos prisionais, também será dever do GAP, baseando-se na atuação requerida pelo sistema penitenciário nacional.

Além disso, se o candidato tiver interesse, entre as vagas disponíveis, 12 serão destinadas para o Núcleo de Operações com Cães (NOC), equipe que propõe dar apoio aos grupamentos penitenciários em ações de intervenções, escoltas e revistas em celas.