Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Moradores de Marituba acompanham etapa final das obras da Usina da Paz

O evento faz alusão ao aniversário de dois anos da entrada das políticas públicas do programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), no município.

Por Paulo Garcia (SETRAN)
23/08/2021 17h23

Os moradores receberam instrução de segurança dos engenheiros da Vale e sobre o andamento das obrasUm grupo de moradores dos bairros de Nova União e São Francisco, em Marituba, participaram, na manhã desta segunda-feira (23), de uma visita às obras da Usina da Paz, um dos nove complexos comunitários que estão sendo construídos na região metropolitana de Belém e na região sudeste do Estado. As obras seguem em ritmo avançado e já entraram na etapa final.

A diretora da Escola Luz e Vida, Miriam Pinheiro, estava surpresa com o andamento das obras. “A gente se sente muito feliz em poder participar dessa visita hoje, de acompanhar de pertinho e ficar até surpresa porque a obra está bem avançada, isso nos remete uma alegria muito grande, de ver que o projeto está na prática sendo construído. A gente pensa quantas crianças vão ficar felizes em saber que esse projeto está se tornando realidade e que vai beneficiar, e muito, a nossa comunidade, eu extasiada de ver essa realidade”, contou a diretora.

Segundo a Diretoria das Usinas da Paz, o equipamento público que está sendo construído pela empresa Vale, será entregue a população ainda este ano. “Estamos muito felizes com tudo que já se alcançou até agora, com todo o engajamento da comunidade, percebemos aqui verdadeiramente o amor e o entusiasmo das pessoas, compartilhando não só do programa e das suas ações, mas hoje também muito felizes de ver a finalização das obras da Usina da Paz, faltam dois meses, e é a finalização de um sonho”, disse Coronel Marcos Lopes, diretor das Usinas da Paz.

Ainda de acordo com Coronel Marcos, o Governo do Estado vai entregar um espaço moderno e de alta qualidade. “Nós nos preparamos com toda a capacidade do Estado para oferecer o melhor para a comunidade, vamos ter um dojô, um bom teatro para Marituba, uma quadra poliesportiva, uma piscina semiolímpica, além de toda uma estrutura para atendimento de saúde, assistência social, empreendedorismo, um espaço de oportunidade para os jovens e adultos, para todos aqueles que fazem deste local a sua moradia. Nós do Governo do Estado estamos muito felizes, a orientação do nosso secretário Ricardo Balestreri é ‘gente trabalhando para gente’, é fazer o melhor e procurar envolver a comunidade porque esses espaços são deles”, concluiu.

A visita ainda faz parte das comemorações do aniversário do programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), em Marituba, que desde 2019 oferece diversos serviços do Estado e realiza esse diálogo com a comunidade.

“Essa Usina da Paz é um projeto que a comunidade sonhou junto, desde o início do Governo a gente vem dialogando com a comunidade, fazendo reuniões e apresentando o que seria esse programa e a Usina nasceu justamente dessa reunião com a comunidade, então a gente fez grupos focais, rodas de conversas, aplicação de questionários, e dentro dessas conversas com a juventude, a gente costumava a perguntar para eles o que eles queriam desses territórios e eles falavam muito da carência de espaço de lazer, da falta de ocupação”, comentou a gestora do TerPaz em Marituba, Amanda Engelke.

Amanda Engelke, gestora do TerPaz em Marituba

Para o represente da associação dos moradores do bairro de São Francisco, Alex Quelber, o sentimento é de surpresa. “Eu não sabia que essa obra já estava assim quase completa, a gente que está fora não sabe da grandiosidade que é esse empreendimento e que vai beneficiar muitas pessoas. Moro aqui há 30 anos e vejo que o TerPaz já está trazendo muitas melhorias para gente”, contou o morador.

Visita Detran

Ainda nesta visita, uma equipe técnica do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) também vistoriou os espaços da Usina da Paz. O objetivo foi conhecer os espaços para levar os diversos serviços de capacitação e educação no trânsito à comunidade, dentro da Usina.

“Há muito tempo a gente realiza um trabalho em Marituba e vemos a necessidade da população em ter um complexo como esse que vai levar conhecimento e capacitação para muita gente. A Coordenadoria de Educação tem vários projetos de capacitação, como os cursos para mototáxi, motofrete, motoristas de vans, entre outros, assim como as oficinas lúdicas para as crianças, um trabalho muito importante e que a gente precisava desse espaço”, comentou a gerente de integração educacional da Coordenaria de Educação do Detran, Celina Koury.