Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Moradores do Jurunas podem se inscrever em oficina de Comunicação Comunitária

Ação é realizada pela Secom dentro do programa TerPaz do Governo do Estado

Por Governo do Pará (SECOM)
20/08/2021 12h58

A Secretaria de Comunicação do Estado Pará (Secom) vai retomar as atividades dentro do programa TerPaz, que foram interrompidas devido a pandemia do coronavírus, e o bairro do Jurunas, em Belém, foi o escolhido para o retorno das ações. Entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro, o Centro Comunitário Paulo Roberto recebe a oficina de Comunicação Comunitária. Os interessados já podem se inscrever clicando aqui. As vagas são limitadas.

Quem irá ministrar a oficina será a fotógrafa e arte educadora Deia Lima, selecionada através do edital de credenciamento para profissionais de comunicação, aberto pela Secom em julho deste ano. A profissional acredita que a comunicação comunitária pode ser um instrumento que busca resgatar a cidadania e gerar transformações sociais. E um dos meios que valoriza esse conceito é a fotografia. "A fotografia é um importante meio de linguagem, que sensibiliza os jovens e é utilizada para se comunicar, expressar e denunciar algo que se passa ou que sentimos", define Deia Lima.

Chamada também de comunicação popular, a comunicação comunitária tornou-se uma maneira diferente de se comunicar. "Ela é importante pra expressar a liberdade e as questões sociais, principalmente agora nesse momento difícil de pandemia, pois a gente tem que saber usar essas mídias e utilizar como importante instrumento de denúncia, pois fortalece a luta e ajuda a reduzir a desigualdade que enfrentamos", concluiu a fotógrafa.

Para Fábio Oliveira, diretor de Comunicação Popular e Comunitária da Secom, a oficina tem como proposta informar e viabilizar a autonomia da população como produtora de conhecimento a partir de suas vivências. ”Nosso objetivo é democratizar o acesso à comunicação por meio de atividades formativas, como oficinas, cursos e palestras. No bairro do Jurunas, como parte da metodologia participativa, fizemos uma escuta pública e a comunidade demandou esse tema’, explicou o diretor.

Serviço: 

Oficina de Comunicação Comunitária

Território TerPaz Jurunas

Local: Centro Comunitário Paulo Roberto, na Passagem Paulo Roberto, n° 52, entre Bom Jardim e Carlos de Carvalho

Data: 30/08 a 03/09

Hora: 15h às 18h

Inscrições gratuitas: https://docs.google.com/forms/d/1FGYOEAihCGeKgszli0LbmW4K_YRs1Hh82R2yVm4EDu0/edit