Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

TerPaz realiza oficina de bonecas Abayomi para moradoras do bairro do Bengui, em Belém

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
18/08/2021 14h59

Empolgada. Assim estava a autônoma Maria Adelaide Lopes, de 52 anos, uma das participantes da Oficina de Bonecas Abayomi’. "Eu estou amando esse curso e achando muito interessante, eu já fiz a oficina de confecção de bolsas e agora a de bonecas, essa é uma boa oportunidade para ganhar dinheiro e agregar conhecimento", disse a moradora do bairro do Bengui, há mais de 20 anos. 

Maria Adelaide com suas bonecas

A oficina de Confecção de bonecas Abayomi faz parte do projeto "De Menina a Mulher, Tortura que Ela Não Atura" e ocorreu na manhã desta quarta-feira (18), no bairro do Bengui, em Belém. A iniciativa busca levar conscientização, orientação, oficinas de empreendedorismo e diálogos sobre a violência contra à mulher para moradoras dos bairros atendidos pelo programa do Governo do Estado, Territórios Pela Paz (TerPaz). A oficina foi ministrada pela professora de Corte e Costura, Nanan Falcão. 

“Essas bonecas vêm de uma tradição da cultura africana e são feitas de nós, com cortes de tecidos, e durante a oficina, elas puderam aprender um pouco mais sobre essa história, fizemos as bonecas tradicionais e também propomos revisitar essa tradição aplicando outros elementos, como missangas, linhas e pontos, para ter um acabamento melhor, uma estética mais organizada, as transformando em chaveiros, bijuterias e objetos de decoração, para assim conseguirmos agregar um valor de venda para esses produtos”, afirmou a professora.

Essa ação é uma realização do Grupo de Teatro Palha com parceria do Grupo de Mulheres Brasileiras (GMB), Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), e patrocínio da Embaixada da França no Brasil. A ação que é voltada para a mulher, faz alusão ao “agosto Lilás”, mês dedicado a campanha de conscientização à violência doméstica.    

“Aqui nós já realizamos um trabalho social com as moradoras do bairro do Bengui, e essa parceria com o governo do Estado é de extrema importância, porque assim podemos aprimorar os serviços que já realizamos’’, afirmou Ediléia Cordeiro, umas das coordenadoras do GMB.

Ao todo, 15 mulheres participaram da oficina que tem a duração de três dias, e encerra nesta quinta-feira (19). Para a doméstica Raimunda Martins, de 50 anos, essas ações são de extrema importância para a comunidade. 

“Essa é uma forma ajudar e agregar na nossa renda familiar, atualmente trabalho como doméstica e com esses cursos estou aprendendo muito, e pretendo começar a empreender”, relatou a participante. 

Segue o cronograma de ações no TerPaz Bengui:

- 24, 25 e 26/08 - 4° Oficina - Estamparia em Tecidos. Sede do Grupo de Mulheres Brasileiras (GMB).

- 31/08, 01 e 02/09 - 5° Oficina - Maquiagem. Sede do Grupo de Mulheres Brasileiras (GMB).

- 03/09 - Culminância das Oficinas / Feirinha Empreendedora com os produtos das Oficinas + Apresentação do Espetáculo 180: A Mulher do Fim do Mundo, em formato digital. Sede do Grupo de Mulheres Brasileiras (GMB).