Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Sedap distribui 2,4 mil mudas de açaí para agricultores familiares de Quatipuru, no nordeste do Pará

Ao todo, foram beneficiados 24 agricultores de seis localidades

Por Governo do Pará (SECOM)
17/08/2021 15h49

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), através da sua Regional do município de Castanhal, no nordeste do Pará, entregou nesta terça-feira (17), 2.400 mudas de açaí oriundas da Unidade Agropecuária de Terra Alta (Uagro) para o município de Quatipuru, localizado também na mesma região. O repasse foi uma parceria com a Secretaria de Agricultura do município contemplado com as espécies. 

Foram beneficiados, segundo informou o coordenador da regional, João Pinheiro Júnior, 24 agricultores das localidades de Macaco, Cumaru, Taperinha, Arariba, Sacatandeua e Serra Grande. “Com essa distribuição, estamos contribuindo para o desenvolvimento e o fomento da agricultura familiar de Quatipuru. É um trabalho fruto do incentivo que recebemos do governador Helder Barbalho e do secretário de desenvolvimento agropecuário e da pesca, Geovanni Queiroz,”, destacou o coordenador. 

A logística para o transporte foi acompanhada também pelo secretário municipal de agricultura de Quatipuru, João Osmar Rossy que ressaltou o trabalho de parceria entre a Sedap/Regional de Castanhal e a prefeitura de Quatipuru. 

Na Uagro de Castanhal são produzidas mudas de outras espécies frutíferas, além de açaí, como pupunha e cupuaçu, que passam pelo processo de enxertia para melhorar a qualidade.  A finalidade é o cultivo de espécies de qualidade, através do sistema orgânico, para serem repassadas aos agricultores familiares atendidos pela unidade agrícola da Sedap. 

Texto: (Rose Barbosa/Ascom Sedap)