Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAÇÃO

Santa Casa realiza ação voltada às mães lactantes e busca fortalecer o aleitamento materno   

"Amamentaço" e rodas de conversa neste sábado (14), em Belém, reforçaram importância da amamentação para mães e bebês

Por Luana Laboissiere (SECOM)
14/08/2021 22h08

A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, por meio do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realizou neste sábado (14) uma ação de incentivo ao aleitamento materno no Shopping Bosque Grão Pará, localizado na avenida Centenário, no bairro do Bengui, em Belém.

A ação, que é voltada às mães lactantes, teve início pela manhã com apresentação do Banco de Leite Humano da Santa Casa, um dos maiores do Norte do Brasil, e encerrou às 16h com sessão de fotos e show de Nelinho Brasil. Com objetivo de fortalecer o aleitamento materno dentro e fora dos hospitais públicos, a ação realizou dois ‘Amamentaços’ e duas rodas de conversa, uma sobre o desenvolvimento infantil em crianças de 0 a 2 anos e o aleitamento materno, e outra falando da promoção do aleitamento materno e das redes de apoio e proteção legal ao direitos de amamentar em público.

Moradora do bairro do Tenoné, em Belém, Aline Silva, de 42 anos, soube do Amamentaço assistindo uma reportagem sobre o banco de leite da Santa Casa e veio conferir a programação. Mãe de dois filhos, uma menina de oito e um menino de dois meses, ela conta que não teve problemas com a amamentação da filha, mas teve dificuldade com o caçula e procurou ajuda.

"Vi a entrevista da doutora Vanda falando sobre a semana dourada em um telejornal, e foi quando me despertou, aí pensei 'por que não procurar a Santa Casa? Lá tem o banco de leite e tenho tanto leite que já até desperdicei'. Já me informei, e se tudo der certo, vou ser uma doadora de leite humano. Achei o Amamentaço muito legal porque acaba estimulando as mães a amamentar dando apoio não só para aquela mãe que está amamentando, mas também para as que ainda vão amamentar, porque não é fácil, mas a gente vê que é importante. Esse período é muito delicado e as mães ficam muito sensíveis e ter esse apoio profissional é importante. A gente se sente amparada".

O presidente da Fundação Santa Casa, Bruno Carmona, explicou que o Amamentaço faz parte da programação do Agosto Dourado, campanha nacional que tem o objetivo de fortalecer o aleitamento materno, dentro e fora dos hospitais públicos, e essa é mais uma das missões realizadas pela instituição para atender os usuários, principalmente os neonatos.

“Precisamos sempre aumentar a captação de leite materno para atender as crianças que, por algum motivo, as mães não estão podendo ofertar o leite neste momento e necessitam desse alimento. Durante o Agosto Dourado, nossa equipe técnica se dispôs a extrapolar os muros da Santa Casa e levar à população as informações necessárias no sentido de contribuir com aprendizado acerca da importância da amamentação e também aumentar a captação de leite humano. E como não poderia deixar de ser, o Governo do Estado e a Secretaria de Saúde do Estado são parceiros fundamentais para desenvolver dessas atividades diariamente, e agradeço a todos os institutos que estão participando da ação e ao shopping que abraçou a causa e disponibilizou o espaço fazendo, com a Santa Casa, uma parceria saudável para a sociedade.” 

A nutricionista da coordenação do Banco de Leite Humano da Santa Casa, Vanda Marvão, fez uma avaliação positiva da ação, pois para ela, o objetivo de sensibilizar o público sobre a importância do aleitamento materno e tirar dúvidas sobre a amamentação foi alcançado. “Reunimos mães com bebês e profissionais para discutir diversos assuntos relacionados com alimentação, pois as mães vivem situações muito abrangentes que vão além de só colocar o bebê no peito para mamar. Temos uma rede de apoio que precisa estar junto com essa mãe e com esse bebê para que ele consiga mamar. Foram abordados assuntos como direito dessas mães e puderam tirar dúvidas e houve participação de pai também. Em geral, todos puderam tirar suas dúvidas a respeito da amamentação”

Serviço: Para se cadastrar para ser uma doadora no Banco de Leite Humano e também quem puder doar frascos para armazenar o leite doado. Pode ligar para: 4009-0375/4009-2212/4009-2311 ou para 988996326 (WhatsApp e telefone), no horário das 8h às 18h.

Texto: Helder Ribeiro/ Ascom Santa Casa