Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'MATERNIDADES'

Santa Casa apresenta cartilha sobre alimentação saudável nos primeiros dois anos de vida

A cartilha, que resulta do projeto realizado pelo Unicef, Sopape e Sespa, visa orientar as mães sobre a importância do aleitamento e de alimentos saudáveis

Por Governo do Pará (SECOM)
13/08/2021 20h54

A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará apresentou nesta sexta-feira (13) o “Manual dos 10 passos para alimentação e hábitos saudáveis, do nascimento até os dois anos de idade”, com participantes presenciais e on-line, no auditório da instituição. A cartilha faz parte do Projeto Maternidades, criado pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em parceria com a Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape), para que as famílias consigam prevenir de forma adequada transtornos nutricionais.

A diretora Técnica e Assistencial da Fundação Santa Casa, médica Norma Assunção, explicou que a instituição é um piloto do Projeto Maternidades, e que a entrega das cartilhas também faz parte da programação Agosto Dourado. “Hoje há uma facilidade muito grande de você ter alimentos não saudáveis para dar às crianças, e isso atrapalha na imunização, no crescimento e no desenvolvimento cerebral delas. O Projeto Maternidades visa fortalecer esses cuidados,  para garantir que essas crianças tenham saúde completa. Esse projeto é interessante porque resulta de uma parceria da Sociedade Paraense de Pediatria, do Unicef e da Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sespa). E isso tem um peso muito grande na realização do projeto”, informou a gestora.

Sensibilização - A coordenadora Nacional do Unicef, Márcia Vitolo, disse que a proposta do projeto é sensibilizar. “A gente quer que as famílias tenham ciência da importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses, e da alimentação complementar saudável. Esses dez passos foram baseados na proposta do guia alimentar para crianças do Ministério da Saúde, e também na situação que a gente observou no Brasil sobre crianças que ingerem alimentos não saudáveis muito cedo, o que vem resultando em obesidade infantil, algo que tem aumentado muito em crianças menores de cinco anos. A prevenção da obesidade em crianças é importantíssima, pois é muito mais fácil prevenir do que tratar, e nesse período da infância isso pode causar sequelas para a vida toda”, ressaltou Márcia vitolo.A cartilha foi lançada no auditório da Fundação Santa Casa

A nutricionista Vanda Marvão, da coordenação do Banco de Leite Humano da Santa Casa, considera o projeto importante por inserir, desde cedo, bons hábitos alimentares na rotina das crianças. Ela disse que “começamos esclarecendo a mãe sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os primeiros seis meses de vida, e complementar até dois anos ou mais, pois isso é o que preconiza o Ministério da Saúde. Estudos mostram que as crianças adquirem hábitos quando estão entre dois e três anos, por isso que precisamos iniciar cedo hábitos alimentares saudáveis para prevenir doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares”.

A cartilha está disponível no site do Unicef (https://www.unicef.org/brazil/relatorios/os-10-passos-para-alimentacao-e-habitos-saudaveis-do-nascimento-ate-os-2-anos-de-idade).

Serviço: Para se cadastrar como doadora do Banco de Leite Humano e de frascos para armazenar o leite doado, basta ligar para (91) 4009-0375 / 4009-2212 /4009-2311 ou para 988996326 (WhatsApp e telefone), das 8 às 18 h.

Texto: Helder Ribeiro – Ascom/Fundação Santa Casa