Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Forma Pará divulga resultado do processo seletivo da chamada 2020

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
09/08/2021 16h02

Foram divulgadas, neste final de semana, as listas com os aprovados no processo seletivo do Programa Forma Pará, chamada 2020, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica – Sectet. Os nomes dos aprovados podem ser consultados no site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), responsável pelo processo de seleção. Foram ofertadas 21 turmas em 20 municípios do estado.

“Nossos parabéns a todos os aprovados. Desejamos que aproveitem ao máximo a oportunidade de fazer um curso superior no município ou região onde moram. E aos que não conseguiram a aprovação, a minha mensagem é a de que não desistam, pois vamos abrir novas turmas”, incentiva a secretária adjunta da Sectet, Edilza Fontes, gestora do Programa Forma Pará.

Oportunidade - Manoel Carlos Pereira Lopes foi aprovado para fazer o curso de Pedagogia, ofertado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Itupiranga, no sudeste do estado. Segundo ele, o curso de Pedagogia era muito desejado pelos moradores e a oferta de vagas no próprio município é uma oportunidade para quem não tem condições de fazer um curso superior em outra cidade.

“É muito importante essa parceria entre o governo do estado e os municípios porque traz o Estado para o interior. Sempre que essa parceria acontece, temos muitos benefícios para a sociedade”, ressaltou Manoel Lopes logo depois da prova de seleção realizada no dia 4 de julho/2021.

A moradora de Ulianópolis, Ariadne Assunção Xavier, é uma das 50 pessoas aprovadas para fazer o curso de Agronomia, ofertado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) no município por meio do Forma Pará. Ao terminar a prova de seleção ela estava confiante na aprovação, confirmada na lista divulgada na última sexta-feira à noite. “Agronomia é um curso muito bom para o nosso município”, disse a estudante.

Outro aprovado em Ulianópolis foi José Henrique Silva da Cunha, que viu no curso a oportunidade de crescer na empresa em que trabalha. “Essa é uma boa oportunidade para o município, que vem crescendo cada vez mais nesse ramo e é muito bom um curso superior para preparar o pessoal”, destacou o agora calouro da Unifesspa.

Matrículas – A coordenação do Forma Pará está em contato com os municípios, as instituições de ensino e a Fadesp para definir períodos, locais e formas de matrícula, assim como a data de início das aulas. Serão publicados editais com todas as orientações para que os alunos possam fazer as matrículas em cada instituição.

O Forma Pará é um programa do governo do estado que visa aumentar a oferta de vagas em cursos de nível superior, levando oportunidade a municípios onde não há campus de universidades públicas ou onde não há oferta de determinados cursos. Com o edital de 2021, previsto para ser publicado em outubro, o Forma Pará chegará a mais de 50 municípios de dez regiões de integração do estado.

Confira as litas dos aprovados AQUI.