Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Mais de 70 famílias de Inhangapi são beneficiadas pelo 'Sua Casa'

Por Ronan Frias (DETRAN)
03/08/2021 16h20

O sonho de construir, reconstruir ou ampliar a casa ficou mais perto da realidade de 76 famílias de Inhangapi, na região nordeste paraense. Nesta terça-feira (03), o governador Helder Barbalho beneficiou famílias carentes da cidade e de comunidades rurais com o programa habitacional "Sua Casa". A iniciativa estadual concede até R$ 21 mil para aquisição de material de construção e para o pagamento de pedreiros. 

"Olhar pelas famílias, melhorar o local onde se vive é certamente fundamental para mudança na vida, para construção de um novo capítulo na história dessas famílias, que até então viviam em extrema dificuldade. A partir do 'Sua Casa', os moradores passam a ter condições de uma habitação com mais qualidade para todos", descreveu Helder Barbalho.

Gerenciado pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), o programa tem o objetivo de melhorar o déficit habitacional no Pará. Missão que de acordo com o presidente da instituição, Orlando Reis, vem sendo tratado como prioridade. "Essa determinação do governador, de levar o Sua Casa para todas as famílias, segue sendo cumprida. Desta forma, as famílias que mais precisam não pagam absolutamente nada para ter os auxílios para construir ou pagar os trabalhadores", destacou. 

Contemplada na ação de hoje, Gilmara da Almeida Silva, estava animada. A dona de casa recebeu o benefício e com esse apoio vai transformar a vida da família. "Era um sonho pra mim. Eu vim para cá, esperei e recebi o 'Sua Casa'. Vou melhorar as condições de casa", destacou.

A família de Carla Eduarda Lima também foi beneficiada na ação de hoje. Segundo a moradora, o sentimento era positivo. "Tô ansiosa e feliz porque vou reformar a minha casa. Obrigado a todos que me ajudaram".

Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona, gradativamente, os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.

Ações em conjunto

Durante a agenda na cidade, o governador Helder acompanhou a entrega de 10 motores e 10 rabetas para o município. Os equipamentos são frutos de uma emenda parlamentar do deputado federal Eduardo Costa e serão repassados pela prefeitura municipal para ribeirinhos que moram no território de Inhangapi.