Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFORÇO

PM garante verão seguro com redução de furtos e roubos em Cametá

Balanço aponta que julho de 2021 obteve resultados mais expressivos nos últimos três anos

Por Luana Laboissiere (SECOM)
02/08/2021 10h17

Com policiamento diversificado e reforço de militares de outras unidades, o 32° Batalhão de Polícia Militar (32° BPM) apresentou o balanço do mês de julho com expressiva redução de furtos e roubos no município de Cametá, região nordeste do estado.

A "Pérola do Tocantins", como é carinhosamente chamada, conta com uma população estimada em 140 mil habitantes, e está  entre as cidades que mais atraem visitantes e turistas durante feriados prolongados, períodos de carnaval e férias escolares. 

Prevendo o intenso fluxo migratório de pessoas em direção a esse município, no período de veraneio, o Departamento Geral de Operações da PM (DGO), deslocou dezenas de policiais militares de outras unidades para reforçarem ainda mais as ações ostensivas e preventivas durante o mês de julho, em vários municípios paraenses. Somente para Cametá, foram quase 50 homens.

Dessa forma, além do policiamento diversificado que é realizado, habitualmente, por meio de nove motos, três viaturas e uma lancha - para intensificar o combate à pirataria, Covid-19, crimes ambientais e fiscalização das regiões ribeirinhas -, o 32° BPM contou com suporte de 47 militares para realizarem a ostensividade na modalidade a pé em pontos estratégicos no centro da cidade. 

Assim, além de reforçarem a prevenção em áreas estratégicas, onde há maior fluxo de pessoas como orla da cidade, feira livre e praças, a Polícia Militar garantiu segurança e tranquilidade aos banhistas da praia da Aldeia, também situada na área urbana de Cametá.

"É importante destacar que a segurança não se restringe à área urbana, somente, mas abrange também, as regiões ribeirinhas e vilas mais longínquas. Temos postos da Polícia Militar em seis comunidades rurais: Curuçambaba, Carapajó, Porto Grande, Vila do Carmo, Juaba e Itucuara", ressaltou o comandante do 32°BPM, tenente-coronel Wagner Sales.

 Balanço

Atuando de forma integrada com os demais órgãos órgãos estaduais e municipais, a unidade, que integra o Comando de Policiamento Regional IX (CPR IX), conseguiu fechar o mês de julho com redução expressiva de roubos, furtos e homicídios em Cametá, ao comparar os dados do mês de julho de 2019, 2020 e 2021.

"Reduzimos em 71% os registros de furtos, em 80% o número de roubos e em 50% o de homicídios, seja na área urbana como na região das ilhas, isso em comparação a 2019. A atuação da PM em julho deste ano foi tão eficiente que superou até mesmo os índices de 2020, quando estávamos no ápice da pandemia e havia limitação do acesso às praias", frisou o subcomandante do 32° BPM, major Esmalie Mesquita.

Além de ser responsável pelo policiamento em Cametá e suas vilas, o 32°BPM abrange também os municípios de Baião, Mocajuba, Limoeiro do Ajuru e Oeiras do Pará, todos localizados na região do Baixo Tocantins.

Texto: Josuelton Chagas/CBPM