Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TEMPO

Previsão aponta predomínio de dias nublados e chuvas na maior parte do Pará

Nesta sexta (30), o céu ficará parcialmente nublado a nublado durante o dia, com eventos isolados de chuvas à tarde e persistência das condições chuvosas, com trovoadas, à noite

Por Bruna Brabo (SEMAS)
30/07/2021 09h08

Dias nublados, com chuvas pela parte da tarde e noite é o que indica a previsão das condições do tempo para o fim de semana, sexta-feira (30), sábado (31) e domingo (1º de agosto) na maioria das regiões paraenses. O boletim meteorológico foi divulgado, nesta quinta-feira (29), pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). 

O Núcleo de Hidrometeorologia da Semas aponta para a Região Metropolitana de Belém (RMB), na sexta-feira, a ocorrência de céu parcialmente nublado a nublado durante o dia, com eventos isolados de chuvas à tarde e persistência das condições chuvosas, com trovoadas, à noite.

No sábado, os meteorologistas fazem uma previsão do tempo, para a RMB, de parcialmente nublado a nublado pela manhã. Nublado, com pancadas de chuvas e trovoadas à tarde e céu nublado, com previsão de eventos de chuva leve de noite.

Céu claro a parcialmente nublado está previsto para a manhã de domingo. De tarde será de parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de chuva leve e isolada. Noite de tempo claro, variando a parcialmente nublado.

Nordeste

As condições do tempo para o último final de semana de julho apontam que nas principais praias do Nordeste do Estado, na sexta-feira, haverá céu oscilando de parcialmente nublado a nublado, com previsão de chuvas e trovoadas, em áreas isoladas. O sábado apresentará variação de parcialmente nublado a nublado, com chuvas acompanhadas de trovoadas e possíveis rajadas de ventos. A manhã do domingo será parcialmente nublada, com chuvas isoladas, principalmente pela parte da tarde e noite.

O final de semana no Sudeste do Pará tem previsão de céu variando de claro a parcialmente nublado, sem previsão de chuva significativa. No município de Xinguara, as temperaturas alcançarão máxima de 35ºC e mínima de 18ºC.

No Sudoeste, o fim de semana será parcialmente nublado, também sem previsão de chuva significativa. No município de Itaituba, os termômetros vão registrar temperaturas entre 35ºC e 21ºC.

Na Calha Norte e no Baixo Amazonas será de tempo parcialmente nublado a nublado, ao longo do final de semana. Previsão de chuva isolada na noite de sábado, especialmente na região da Calha Norte. Em Placas, temperaturas do ar vão variar de 32ºC a 23ºC.

No arquipélago do Marajó, as manhãs terão céu parcialmente nublado. Já para o período das tardes, o tempo terá mudanças de parcialmente nublado a nublado, com previsão de pancadas de chuvas com trovoadas. Para as noites, há previsão de chuvas isoladas. Sábado terá intensidade de chuvas maior do que no domingo. Em Breves, as temperaturas vão atingir de 33ºC até 22ºC.

Fenômenos

A Oscilação Decadal do Pacífico (ODP) é caracterizada pelo aquecimento diferente das temperaturas superficiais do Oceano Pacífico com ciclos variando entre 20 e 30 anos. Sua fase quente é caracterizada por temperaturas acima da média na faixa equatorial e temperaturas mais frias nas regiões tropicais e extratropicais enquanto a fase fria terá condições inversas as fases positivas. Os resultados desta oscilação não são observados com efeitos imediatos ao longo do ano diferente do El Niño, onde esperam-se temperaturas mais elevadas e redução no acumulado das chuvas e La Ninã, onde espera-se maior acumulado de chuvas e temperaturas amenas, que são monitorados na mesma região de atuação da ODP e tem influência direta na variabilidade anual.

O Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas também informa que as chuvas das tarde não reduziram sua frequência nos últimos tempos, e estão ocorrendo de forma mais isolada com característica de pancadas acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. Além disso, chuvas vem ocorrendo também no período da noite na Região Metropolitana de Belém.  As duas situações estão associadas as áreas de instabilidade observadas ao longo da costa norte do Brasil ocasionadas por intermédio do transporte de umidade do Oceano Atlântico Equatorial pelas correntes de ar combinadas ao calor do continente que favorecem a formação de nuvens com grande desenvolvimento vertical responsável por provocar estas chuvas.

A Semas adianta que a previsão para os próximos 10 dias é de características semelhantes as observadas no mês de julho. As regiões Nordeste, RMB, Marajó, Baixo Amazonas e Calha Norte terão predomínio de sol com poucas nuvens pela manhã, tarde e noite parcialmente nublado com momentos nublados e acompanhado de chuvas isoladas com potencial para ocorrência de trovoadas e rajadas de vento. Na extensão territorial sudeste e sudoeste do Estado, o tempo será estável de céu com poucas nuvens, temperaturas elevadas durante o dia e amenas a noite, sem previsão de chuvas significativas, com exceção da porção norte do Sudoeste que tem probabilidade de ocorrência de chuvas isoladas