Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran intensifica ações de educação na área urbana e em Alter do Chão, em Santarém

Trabalho educativo e de orientação se volta para os riscos da combinação entre bebida e direção, com abordagens educativas e distribuição de material

Por Governo do Pará (SECOM)
25/07/2021 18h52

Agente do Detran mede a concentração de álcool por litro de arO Departamento de Trânsito do Estado (Detran) intensifica suas ações em Santarém, município da região do Baixo Amazonas, desde o início de julho, com iniciativas de educação e fiscalização dentro da Operação Verão 2021.

Uma equipe de Educação do órgão de trânsito percorre pontos da área urbana e de Alter do Chão, distrito do município, com trabalhos diferenciados para diversos públicos. Na sexta-feira (23), na avenida Tapajós, orla da cidade de Santarém, as equipes em parceria com a Fiscalização, promoveram um trabalho voltado para os riscos da combinação entre bebida e direção, com abordagens educativas, distribuição de material e orientação.

O trabalho educativo prévio é essencial para o trabalho seguinte realizado pela fiscalização de trânsito. No mesmo ponto, na avenida Tapajós, à noite, há sempre grande movimentação de veículos, então, os agentes promoveram a Operação Lei Seca, orientando os condutores e realizando testes com etilômetros, com o objetivo de retirar das vias condutores que estivessem alcoolizados. Somente nesta ação, dos 64 testes realizados, seis registraram infrações de alcoolemia e dois crimes de trânsito.

Abordagens noturnas em pontos de grande movimentação na cidade de Santarém integram os trabalhos dos agentes do Detran Adriana Costa estava dando uma volta pela cidade quando foi parada pelos agentes e convidada a realizar o teste, que deu negativo. Ela ainda aproveitou para verificar a veracidade do etilômetro fazendo um segundo teste ventilando àlcool em gel no equipamento. "É importante estarmos atentos a essa questão e procurar sempre estarmos de acordo com a lei", afirma.

As ações diurnas também se revezam em diversos pontos. Na PA-457, via de acesso à vila de Alter do Chão, bastante procurada neste período, uma barreira de fiscalização é montada para garantir a segurança viária dos veranistas. Os agentes de fiscalização observam infrações administrativas e  questões em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

"Nós estamos colocando em prática nas vias um treinamento da ONU que fizemos recentemente, que traz uma nova visão sobre abordagem e fiscalização de trânsito, focados em fatores que são maiores geradores de risco, como alcoolemia, o uso do celular, excesso de velocidade, dentre outras infrações que trazem um perigo maior para sociedade", destacou o agente de Fiscalização do Detran, em Santarém, Wladimir Batista.

MOTOTAXISTAS

Desde o último dia 12, o Detran realiza os cursos de capacitação e atualizaçao profissional para mototaxistas, em Santarém. Com cerca de 160 inscritos, todas as turmas estarão capacitadas até a próxima semana. Além dos módulos em sala de aula, os profissionais recebem aulas práticas e orientação das equipes de fiscalização.

Uma das turmas cumpriu as aulas práticas neste final de semana e recebeu uma demontração do corpo de motociclistas do órgão sobre direção defensiva e o uso correto dos freios para evitar acidentes, uma parceria que ocorre em todas as turmas.

Com foco também neste público, a equipe de educação responsável pela Operação Verão desenvolveu uma ação na avenida Rui Barbosa, de grande movimentação na cidade. Houve distribuição de material educativo e orientações sobre cuidados na direção de motocicletas, como o uso correto do capacete e calçado adequado.

"Estamos trabalhando nestas ações para públicos específicos e tem sido de grande importância trabalhar, durante este mês inteiro, nas orientações aqui no município, que tem um número grande de condutores", conta Celina Almeida, gerente de Integração Educacional do Detran, e coordenadora das ações no município.

RADARES

A partir desta semana, as ações educativas serão sobre a instalação dos radares no município, que estarão em funcionamento a partir do próximo dia 2 de agosto. As ações vão abordar o uso e a finalidade dos equipamentos, na PA-370, conhecida como Avenida Curuá-Una, PA-453, (avenida Fernando Guilhon), e PA-457, via de acesso à vila de Alter do Chão.

*Texto de Leandro Oliveira (Ascom / Detran).