Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Defesa Civil alerta condutores para evitar que veículos sejam tragados pela maré em Salinas

Eles são advertidos a consultar os horários da preamar e evitar estacionar os carros próximos a áreas de canais ao longo da praia do Atalaia

Por Aline Saavedra (SECOM)
25/07/2021 17h06

Agentes da Defesa Civil fixam cartazes de alerta sobre ações que fazem a diferença para manter limpas as praias de Salinas nas fériasAgentes da Defesa Civil promoveram neste final de semana, em Salinas, orientação aos condutores a fim de evitar que veículos automotores fossem tragados pela maré nas praias do município, onde há a permissão para a entrada de automóveis. O trabalho da Defesa Civil integra a operação Verão 2021, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).

O trabalho educativo foi feito em diversos pontos, entre os quais na via de acesso ao atalho da 'Sophia', próximo à praia do Atalaia. Recentemente, episódios de carros tomados pela água foram registrados no local. 

Uma das dicas para evitar o transtorno com veículo é se manter informado sobre o horário de preamar, com os militares do Corpo de Bombeiros ou nas placas informativas contendo as tábuas de maré, instaladas nos dois principais acessos à praia pela Segup, ou até mesmo pelos cartazes informativos elaborados pela Defesa Civil e instalados nos estabelecimentos comerciais. 

"Outro ponto que o banhista deve observar é se não está estacionado na praia em locais próximos a canais, para não ser surpreendido quando ocorrer a preamar. Outro pronto importante é ter sempre o cinto de atracação para pedir apoio a um outro veículo, em caso de necessidade e, caso o seu carro não funcione, seja em decorrência de bateria, ou outro monitor, procure por um agente do Departamento de Trânsito para que seja acionado um guincho ou um outro agente de segurança pública", acrescentou o Capitão Rangel, chefe de equipe da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, em Salinas. 

Crianças acompanhadas dos pais, em ônibus de piqueniques, recebem pulseira de identificação para ajudar a localizá-las caso se percamA Defesa Civil desenvolve também em Salinas o trabalho de orientação junto aos ônibus de piquenique, com a distribuição de pulseiras de identificação de crianças aos responsáveis, além da fixação de cartazes informativos com horários da maré. 

OPERAÇÃO VERÃO 2021

A ação coordenada pela Segup emprega o reforço de mais de 3 mil agentes de segurança pública, em mais de 40 localidades paraenses que costumam receber um público maior durante o mês de julho. A operação segue até o dia 2 de agosto com o objetivo de garantir a paz social nos balneários e na capital.