Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE À PANDEMIA

Redução dos casos de Covid aumenta oferta de leitos clínicos no Hospital Regional do Leste

A média de ocupação na Clínica Médica é de 31%, liberando leitos para o atendimento de outras doenças

Por Vera Rojas (HGT-Tailândia)
24/07/2021 13h47

Referência para o atendimento de casos graves de Covid-19, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no Sudeste do Pará, registra uma acentuada redução no número de admissão de pacientes na Clínica Médica, entre 1º a 22 de julho. Dos seis leitos disponíveis, apenas um está ocupado, e com caso moderado. Com isso, aumentou a oferta de leitos para usuários de outras patologias, oriundos de municípios da região.

De acordo com o enfermeiro Clóvis Guse, diretor Assistencial do HRPL, os dados significam, sobretudo, o reflexo da eficácia do planejamento vacinal do Governo do Pará e a condução acertada para a assistência dos pacientes com a Covid, na rede de assistência do Estado, da qual o Hospital faz parte desde março do ano passado.A auxiliar administrativo Soraima Abreu de Souza é uma das pacientes recuperadas no HRPL

“Na Clínica Médica estávamos com uma média de 31% da taxa de ocupação, já em plena redução, se comparado com os meses anteriores. Hoje, a unidade tem apenas um paciente internado e prestes a ter alta clínica”, ressaltou Clóvis Guse.

O gestor disse ainda que nos leitos da UTI (unidade de Terapia Intensiva) a admissão de pacientes com perfil grave já chegou próximo a 90%. Mas em julho a admissão nesses leitos baixou para 53% na Clínica Médica. No entanto, na UTI a procura ainda é expressiva, por isso as medidas protetivas devem ser mantidas. “Estamos trabalhando, junto com a Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública), para reduzir esse percentual cada vez mais”, afirmou o gestor, ressaltando a importância da participação da população na redução do número de casos no Estado, evitando aglomeração, usando máscara e higienizando as mãos, sempre que possível, com água e sabão ou álcool em gel. 

Clóvis Guse informou ainda que, entre janeiro e julho, a equipe multiprofissional do HRPL garantiu 148 altas, na Clínica Médica e UTI.Clóvis Guse, diretor Assistencial do Hospital Regional do Leste

Agradecimento - Entre os usuários que venceram a Covid-19 no HRPL está a auxiliar administrativo Soraima Abreu de Souza, 39 anos, que passou seis dias internada para tratamento da doença, em estado grave, no mês de junho. Ela disse que quando foi admitida no HRPL, em 12 de junho, estava muito insegura, mas tudo foi passando com a assistência oferecida pela equipe multiprofissional, que culminou na alta médica no dia 18 de junho.

“Eu entrei no Hospital achando que ia sofrer, porque aqui fora a gente ouve muita coisa. Mas a partir do momento que passei a receber o tratamento, só tenho a agradecer a todos, desde os profissionais da limpeza até a assistência, como técnicos em enfermagem e enfermeiros, médicos, psicólogos, assistente social, fisioterapeutas e todos os demais. Só tenho agradecer e pedir que Deus abençoe a vida e a família de cada um”, contou Soraima.

Referência - O Hospital Regional Público do Leste é um órgão do Governo do Pará que presta assistência de média e alta complexidade para uma população de aproximadamente 800 mil habitantes. A unidade dispõe de 14 leitos exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19, em estado grave, sendo seis leitos de Clínica Médica e oito de UTI.O Hospital Regional em Paragominas é referência para a região

A unidade é referência no atendimento de urgência e emergência a vítimas críticas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), e desde 2018 é habilitada para cirurgias oncológicas. Os pacientes são referenciados pelos municipais e passam por avaliação na Central Regional de Regulação para obter atendimento no HRPL.

As cirurgias eletivas, realizadas pelo Hospital, estavam temporariamente suspensas e as consultas laboratoriais foram reduzidas em 50%, desde o início da pandemia. Estavam sendo mantidos os serviços para pacientes que precisam de tratamento contínuo, assim como os tratamentos de urgência e emergência. Desde o dia 15 de maio, a gestão do Hospital reabriu 100% do atendimento normal.

Serviço: O HRPL é um órgão da rede pública estadual de saúde administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. O Hospital está localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.