Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Estado torna real o sonho marajoara de uma escola de ensino profissionalizante em Breves

Obras na Escola Técnica estavam paradas há anos, foram retomadas em 2019 pela atual gestão e serão concluídas ainda este ano, segundo a Seduc

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
20/07/2021 14h57

A Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará em Breves, Marajó, começou a se tornar real a partir da retomada das obras em 2019A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está concluindo a construção da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) de Breves, no arquipélago do Marajó, cumprindo o compromisso do Governo do Estado de assegurar melhorias estruturais e pedagógicas para os alunos da rede pública estadual de todo o Pará. 

“Depois de vários anos abandonada por gestões anteriores, a EETEPA de Breves está em processo de finalização e brevemente será entregue à comunidade escolar do município e da região marajoara", garantiu a secretária de Educação, Elieth Braga

Ela informou que a obra é classificada como prioritária pelo Governo do Pará e tem como objetivo proporcionar ambientes confortáveis, equipamentos modernos e que propiciem o conhecimento tecnológico aos estudantes da localidade.

"Este novo espaço de aprendizagem vai ajudar a estabelecer a formação do setor produtivo local, além de incentivar a juventude em formação vocacionada para aquela região”, frisou a titular da Seduc.

Com recursos do Tesouro Estadual e do Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE), a EETEPA de Breves terá 12 salas de aula, auditório, laboratórios especiais, biblioteca, anfiteatro, quadra esportiva coberta, laboratórios de química, biologia, física, matemática, informática, laboratório de línguas, depósito para material multimídia, além de almoxarifado, sala dos professores, sala multimídia dos professores, sala para coordenação de estágio, sala de topografia, entre outros. 

Construção da Eetepa, de Breves, está em fase final, com todos os recursos tecnológicos disponíveis para formar bons profissionaisA construção está em fase final, prevista para ser entregue ainda este ano, assegurando um espaço equipado com os recursos modernos e tecnológicos para alunos e equipe pedagógica. 

Jefferson Nogueira, gestor da 13ª Unidade Regional de Ensino (URE), vinculada à Seduc, diz que a escola Tecnológica de Breves é um sonho para toda a região do Marajó.

"Nossos jovens precisam estar dentro do processo técnico e o governador Helder Barbalho, junto com a Secretaria de Estado de Educação, têm essa preocupação com a educação pública e vão entregar uma obra dessa magnitude para o município de Breves e para o Marajó”. 

Desde janeiro de 2019, a Seduc já construiu, reconstruiu e ampliou 68 unidades escolares em todo o Pará, beneficiando mais de 55 mil alunos, bem como a equipe técnico-pedagógica dessas instituições.

Essas ações evidenciam o compromisso do Governo do Pará com a educação pública paraense, pois assegura espaços com estrutura adequada e equipada para o pleno desenvolvimento educacional dos alunos da rede estadual de ensino. 

Além da Escola Técnica de Breves, a Seduc está à frente de obras na construção das EETEPAS de Tucuruí, Tomé-Açu, Novo Progresso e Xinguara, que atenderão mais de 4 mil alunos com cursos profissionalizantes.