Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INVESTIMENTOS

Estado garante obras de pavimentação em Ipixuna do Pará e máquinas para produção agrícola em Paragominas

Por meio de convênios já assinados, governo investe na mobilidade e na produção de alimentos na região

Por Matheus Rocha (SEAC)
15/07/2021 15h58

Governador Helder Barbalho no ato de assinatura do convênio que garante obras em Ipixuna do ParáO governador Helder Barbalho assinou, na manhã desta quinta-feira (15), convênios que vão garantir obras e investimentos essenciais nos municípios de Ipixuna do Pará e Paragominas, no nordeste paraense. O ato de assinatura ocorreu durante agenda de trabalho no distrito de Canaã, em Ipixuna.

Em parceria com a Prefeitura de Ipixuna do Pará, o governo do Estado vai garantir 5 km de obras de recapeamento asfáltico e pavimentação, um grande na melhoria de quase 20 ruas dos bairros Centro, Vila Nova e João Paulo II.Graça Gomes vibra com a notícia da pavimentação da rua

Graça Gomes, moradora da Rua F, no bairro João Paulo II, disse que da porta de sua casa enxerga buraco e lama na via, que nunca recebeu asfalto. Com o anúncio das obras de pavimentação, renasceu em Graça a esperança de morar em uma rua pavimentada. "Esse novo asfalto vai ser muito bom. Essa rua, quando chove, fica toda alagada. Já houve até acidentes. No verão é muita poeira. Se Deus quiser, agora vai melhorar", acrescentou a moradora.

O aposentado José Luiz Brito mora há 12 anos na Travessa J, também no bairro João Paulo II, e conhece bem as dificuldades enfrentadas pelos moradores devido à falta de infraestrutura urbana. Aqui, no inverno, fica muito feio, cheio de buraco. A gente não consegue passar com carro e moto. A gente deseja que arrumem, que fique tudo asfaltado e melhor para nossa cidade", disse José.Helder Barbalho ressaltou que a união constrói um novo tempo para a população

Momento de união - Durante o ato de assinatura dos convênios, o governador Helder Barbalho destacou a importância dos investimentos feitos pelo Estado na região. "A parceria com Ipixuna e Paragominas é fundamental para que esta região possa crescer. Hoje estamos com parcerias de convênios com os municípios para estradas vicinais, pavimentação de ruas e aquisição de máquinas. Vamos seguir com essa união. É momento de unir, de dar as mãos. Vamos trabalhar juntos para que isso possa representar um novo tempo para a nossa população", reforçou Helder Barbalho.

O engenheiro civil Ruy Cabral, titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), celebrou mais esta parceria entre o Estado e municípios. “O asfalto novo traz dignidade e qualidade de vida. Tira o povo da lama e da poeira. Estamos assinando convênio para a melhoria da pavimentação urbana em Ipixuna, onde já temos 3 km de obras do ‘Asfalto Por Todo o Pará’. É esta a parceria que queremos, com municípios que têm responsabilidade em tratar seus munícipes”, reiterou o gestor.

Vicinais e máquinas agrícolas - Helder Barbalho também assinou convênio para pavimentação de estradas vicinais em Ipixuna do Pará. As obras vão recuperar quase 72 quilômetros de estradas, essenciais para o deslocamento de pessoas e escoamento da produção.José Luiz Brito, morador do  bairro João Paulo II

O prefeito de Ipixuna do Pará, Artemes Oliveira, contou que “nosso município sofre há tempos com as enchentes e a situação de estradas e pavimentações danificadas. Nós pedimos ajuda ao Estado para a recuperação de estradas e pavimentação, e graças a Deus hoje fomos atendidos. Só tenho a agradecer. Isso vai trazer vida nova, esperança, melhorias na qualidade de vida das pessoas”.

Ainda durante a programação no distrito de Canaã, o chefe do Executivo assinou convênio, firmado entre o governo, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e a Prefeitura de Paragominas, para aquisição de tratores agrícolas de esteira, destinados a melhorar a atividade agrícola na região. O governador assinou também a cessão à Prefeitura de Paragominas de uma área localizada na PA-125.