Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGILIDADE

Central da Poli Metropolitana registra 4,5 mil agendamentos eletrônicos em junho

Marcação espontânea é destinada aos Programas de Triagem Pós-Covid e Pré-Operatório Rápido

Por Luana Laboissiere (SECOM)
15/07/2021 09h20

A pandemia do novo coronavírus impulsionou as transformações digitais e com isso, vem facilitando a vida de milhões de pessoas. Atento às mudanças, o Governo do Pará vem trabalhando para que esta realidade se torne cada vez mais evidente no serviço público. Na Rede Estadual de Saúde, a Policlínica Metropolitana, em Belém, já se tornou referência neste tipo de atendimento. Apenas em junho, a Central de Relacionamentos da unidade registrou 4.558 agendamentos dos serviços ofertados no centro de diagnósticos de média e alta complexidade.

A marcação de exames e consultas dos Programas Triagem Pós-Covid (Adulto e Infantil), Pré-Operatório Rápido e o retorno dos pacientes remanescentes da própria unidade, são os serviços recebidos pela Central. No entanto, o agendamento às especialidades é referente a demandas originadas da rede de saúde, reguladas pela Diretoria de Regulação Estadual.

No mês passado, o setor de call center alcançou a marca de 4.242 atendimentos através do WhatsApp e 316 recebidos por e-mails, ferramentas que recebem um aumento do uso exponencial no serviço público e privado de saúde, pela agilidade e segurança.

Para o secretário Estadual de Saúde, Rômulo Rodovalho, a central de agendamento da Poli Metropolitana é uma referência em agilidade e comodidade para o usuário do serviço público de saúde. “Embora o atendimento virtual não seja capaz de substituir o humano, ele traz muito mais agilidade para as clínicas e os pacientes, ajudando a tirar dúvidas e a resolver demandas pontuais, sem a necessidade de deslocamento ou de ligações telefônicas. As ferramentas eletrônicas se tornam ainda mais necessárias em um Estado continental como o Pará”, avalia o titular da pasta.

Avaliação

A moradora do bairro da Marambaia, em Belém, Ângela Trindade, de 35 anos, vê como um avanço essa modalidade de agendamento. “Antes o serviço público era mais atrasado. Apenas os planos de saúde davam a oportunidade de o paciente interagir pela internet, o que é muito bom devido à agilidade”, diz a dona de casa, que acompanhou sua mãe, Maria Rosa, 61 anos, à unidade para consulta com o cardiologista, parte do preparatório de uma cirurgia na vesícula.

A comodidade e a rapidez da ferramenta foram os principais elogios feitos pelo auxiliar administrativo Ricardo Gomes, de 42 anos. “Tive Covid-19 e passei a ter dores no peito e palpitação no coração. Fiquei sabendo do programa Pós-Covid e procurei a Policlínica. Em uma semana, fui à primeira consulta e fiz exames, tudo marcado pelo WhatsApp. As ferramentas eletrônicas evitam com que a pessoa saia de casa, gaste dinheiro com transporte e quem já teve a Covid, não arrisca em estar na rua por qualquer motivo”, pondera. 

Como funciona

A Central de Relacionamentos funciona de segunda à sexta-feira, de 7 às 19h. Ao total, 14 pessoas trabalham no setor, revezando em dois turnos. “O agendamento espontâneo via central de atendimento é para os nossos programas. Ele é feito através do número do whatsApp (91) 98521-5110 ou por e-mail. A equipe faz o agendamento em até 24h pelo WhatsApp e 48h no e-mail, com as devidas orientações sobre o dia e horário da consulta", explicou Liliam Gomes, diretora executiva da Policlínica Metropolitana.

A unidade tem como objetivo dar mais resolutividade à estratégia de saúde pública. A Policlínica também oferta atendimento especializado aos pacientes referenciados das unidades de atenção básica em saúde e, direcionando os casos mais complexos às unidades hospitalares, após conclusão diagnóstica.

Programas

O Programa Triagem Pós-Covid é uma iniciativa do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que atende pacientes de todas as regiões do Estado que tiveram a Covid-19 e que apresentam sequelas da doença, como alteração no paladar e olfato, ansiedade, rinite, insônia, hipertensão arterial, entre outras.

Já o Programa Pré-operatório Rápido atende pacientes que precisam realizar seus exames pré-operatórios para qualquer modalidade cirúrgica. O usuário realiza exames como eletrocardiograma, ecocardiograma (cirurgia bariátrica), raio-x e laboratoriais e, logo, é atendido por um cardiologista e um anestesista para avaliação especializada.

 

Serviço

Agendamento: WhatsApp (91) 98521-5110 ou pelo o e-mail: agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br

Como funciona: Pelo WhatsApp, a marcação é eletrônica. A ferramenta o direciona para o canal correto de atendimento, através da digitação de um número correspondente ao serviço desejado. 

Exemplo:

-[Digite 1] Se você já é paciente da Policlínica e deseja agendar ou reagendar exames e/ou consultas.   

-[Digite 2] Se você ainda não é paciente da Policlínica ou deseja informações de agendamentos para os programas: Pré-Operatório Rápido e Pós-Covid.

-[Digite 3] Para saber qual preparo é necessário para realizar seu exame.

-[Digite 4] Se você quer saber sobre resultados de exames realizados.

 

Documentos para o agendamento: 

-RG (frente e verso) / Documento equivalente ou Certidão de nascimento);

-CPF do paciente

-Cartão Nacional SUS

-Comprovante de residência atualizado

-Número para contato 

Para agendamento de pacientes menores de idade, além dos documentos do paciente acima listados, são necessários também documentos do responsável: RG ou documento equivalente com foto e CPF.

Endereço: Dr. Freitas S/N, esquina da Almirante Barroso – Marco | CEP: 66095-112 | Belém - Pará 

Texto: Roberta Paraense/ ascom