Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IMPLANTAÇÃO

Uepa discute ampliação da oferta de cursos de graduação e pós-graduação na região de integração do Xingu

Comissão da Universidade realizou visita técnica ao campus de Altamira e conheceu estruturas do Hospital Regional da Transamazônica

Por Luana Laboissiere (SECOM)
15/07/2021 09h08

Com o objetivo de discutir a ampliação dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no campus IX, em Altamira, o reitor da Uepa, professor Clay Chagas, a vice-reitora, professora Ilma Pastana, e as professoras do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da instituição, Regina Carneiro e Clea Bichara, realizaram uma visita técnica ao município da região de integração do Xingu do estado, entre os dias 12 e 14 de julho.

A primeira etapa da agenda de viagem foi com uma visita ao campus da Universidade no município. Recebidos pelo coordenador local, professor Lair Freitas Filho, o professor Clay e a professora Ilma puderam conversar com os servidores e ouvir os funcionários, em uma ação que visa tornar a reitoria da instituição presente em todos os campi.

Posteriormente, foram realizadas reuniões com autoridades locais. “A nossa ideia, ao fazer essa visita, é para conhecer um pouco mais da cidade e conhecer a estrutura médico hospitalar, para verificar, com isso, quais seriam as melhores possibilidades da universidade em ofertar cursos de graduação, pós-graduação ou até mesmo criar um sistema que pudesse levar alguns serviços na área da saúde”, explica o professor Clay.

A programação também contou com uma visita técnica da equipe no Hospital Regional da Transamazônica (HRPT), que foi acompanhada pelo prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, pelo Secretário de Educação, professor Maxcinei Pacheco, do diretor da 10º Coordenação Regional de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Waldecir Maia e pela direção do hospital.

Para Edson Primo, diretor Hospitalar do Hospital Regional Público da Transamazônica a visita foi imprescindível para estreitar os laços da unidade com a instituição de ensino, além de discutir sobre a necessidade da implantação de cursos na área da saúde.

“Somos referência para mais de 500 mil pessoas da região do Xingu, e para continuar ofertando assistência segura e com qualidade, precisamos de profissionais comprometidos com a saúde. E nesta parceria com a Uepa, quem ganha é a população, que futuramente poderá contar com mais profissionais qualificados nos atendimentos”, avalia o diretor.

Em seguida, a comitiva também foi ao Hospital Geral de Altamira (HGA) para conhecer as instalações, com a presença da Secretária de Saúde municipal, Romina Brito. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPa) também estavam no roteiro.

 

Próximos passos

 

A implementação e ampliação de cursos de saúde em Altamira é uma demanda importante e uma das prioridades do governo atual, que segue trabalhando para que seja possível ampliar a rede de ensino superior na região.A partir de agora, será produzido um relatório e a elaboração de um projeto a curto, médio e longo prazo.

“Existe uma grande possibilidade de criarmos residências médicas na região e isso já é um ganho”, afirma o professor Clay. Ofertar os cursos de Residência Médica e Residência Multiprofissional permite a formação de novos profissionais que tendem a se fixar no município e no entorno e que podem, no futuro, atuar tanto nos atendimentos à população, quanto como corpo docente de futuros cursos na área de saúde.

A médio prazo, o projeto visa que “os nossos residentes de Belém e Santarém possam fazer alguns módulos nos hospitais de Altamira, o que faz que exista maior capacidade profissional no município”, completa o reitor da Uepa. Outra proposta é a realização de um estágio rural para os alunos da graduação da área de saúde, do campus IX da universidade.

“A longo prazo, temos a criação de novos cursos porque é preciso formar corpo docente, ver a infraestrutura do campus e pensar na questão de concursos”, conclui o professor sobre as perspectivas futuras para a expansão de graduação da Uepa na região do Xingu.

“Vamos trabalhar em um relatório e pensar nessas possibilidades. A gente já está pensando em concorrer a um edital na residência para no ano que vem já ter uma turma de residentes e o estágio rural em breve”, conclui o professor Clay Chagas.

Texto: Marília Jardim/Ascom Uepa