Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Segup promove segundo encontro com guardas municipais e anuncia a abertura de qualificações

Estado investe no trabalho integrado de segurança pública nos municípios, com doações de veículos e equipamentos de proteção e agora com formação

Por Aline Saavedra (SECOM)
14/07/2021 15h42

Vanilson Sarmento, comandante da Guarda de Juruti, oeste do Pará, viajou 5 dias de barco para vir ao encontro: mais mente, menos forçaA Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) promoveu o segundo encontro com guardas municipais do Estado nesta quarta-feira, 14, no Instituto de Ensino de Segurança Pública (IESP), em Marituba, na Região Metropolitana de Belém. O objetivo é aproximar os guardas municipais das forças de segurança pública do Estado para aperfeiçoar a atuação deles.

As guardas municipais recebem apoio e investimentos do Governo do Estado. Veículos que já estavam de posse das guardas municipais foram formalmente doados e mais de 600 coletes balísticos foram entregues. O Governo também promoveu o I Seminário de Segurança Pública e Defesa Social. 

As guardas municipais também receberam do Estado, no período da pandemia, materiais de proteção individual - luvas, máscaras e álcool 70% -, por estarem na linha de frente do combate ao novo coronavírus, fiscalizando os decretos estadual e municipais.  

Guarda municipal concursado na cidade de Juruti há 13 anos, Vanilson Sarmento comanda a instituição e viajou por cinco dias de barco para vir ao evento. “É uma reunião de suma importância para todas as guardas municipais do estado do Pará. É necessário falar sobre investimentos, estruturação das guardas municipais, valorização da própria classe. Nós temos muito a agradecer ao Governador do Estado ter olhado para as guardas municipais. Nós temos muito a avançar e a crescer juntos, porque nós trabalhamos juntos e também somos valorizados juntamente com as outras forças”, afirmou.

O secretário Ualame Machado diz que o diálogo com as guardas faz parte da filosofia que rege a Segurança Pública no ParáQUALIFICAÇÃO

A Segup também garante vagas de qualificação profissional aos guardas municipais por meios de cursos do Iesp, como no curso de Especialização em Docência do Ensino Superior em Segurança Pública e em Análise Criminal, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA).

Também há vagas disponibilizadas para os cursos de formação das guardas municipais, habilitação para o porte de armamento e atualização do porte de arma. 

O  secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, reitera que o diálogo com as guardas é necessário e permanente. “A integração tem sido um viés da nossa gestão, não só dos órgãos do Estado, mas também com os órgãos federais e, em especial, com as guardas municipais que têm o poder de nos dar um aparato muito grande nos interiores do Pará, pois conseguem nos apoiar, trabalham de forma integrada e são realmente nossas parceiras”, afirmou. 

Ele destaca também os avanços e o que ainda está por vir. “Muitas conquistas já foram alcançadas, dentre elas o fornecimento de colete pra mais de 23 guardas municipais, cursos de capacitação ofertados e outros três que foram aprovados agora pelo Consup, dentre eles a formação de Guarda Municipal e habilitação para porte de arma, para que a gente possa realmente equipar nossas guardas municipais”, disse.

Representantes de guardas de seis municípios estiveram presentes no encontro promovido pela Segup para garantir apoio e parceriaPara Vanilson Sarmento,  o comandante da Guarda Municipal de Juruti, a qualificação é a lição  que todos têm que saber de cor. “Vale buscar mais conhecimento para nós mesmos, saber como se deve trabalhar, como se deve agir com a população, porque nós vamos trabalhar em prol da população, e essa formação, esse conhecimento, com certeza vai juntar tudo aquilo que a gente almeja. Trabalhar mais com a mente do que com a própria força”, avalia.

PRESENTES

Estiveram presentes representantes de guardas de Castanhal, Bragança, Juruti, Bom Jesus do Tocantins, Muaná e Altamira, além da Federação dos Guardas Municipais, do Conselho de Gestores das Guardas Municipais do Pará (Congesp) e gestores da Segup. 

Diretor do Iesp, o Coronel Antônio Bentes diz que a graduação a distância garante qualificação a policiais da capital e do interiorPRORROGADO

Foram prorrogadas até 7 de agosto as inscrições ao curso superior 'Tecnologia em Segurança Pública'. A graduação é destinada, exclusivamente, à categoria de praça que esteja em atividade nas corporações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, com objetivo de qualificar e capacitar os agentes da segurança pública. O curso acontecerá na modalidade a distância, a fim de alcançar profissionais que atuam na Capital e no interior do Estado. As inscrições podem ser feitas no site do Iesp .

Diretor do Iesp, o Coronel Antônio Bentes enfatiza a participação dos profissionais de segurança no curso superior. "Nós estamos ampliando o prazo de inscrição e fornecendo a graduação a distância para melhor qualificar os profissionais de segurança. Apesar das avaliações acontecerem em polos distribuídos pelo Estado, estamos fazendo o possível para capacitar cada vez mais os agentes e descentralizando a formação”, pontuou.