Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E CIDADANIA

Gestores do TerPaz se reúnem com forças de segurança municipais de Parauapebas

A consolidação das interações diretas entre as autoridades da Segurança Pública municipal e estadual é essencial às ações nas Usinas da Paz

Por Governo do Pará (SECOM)
09/07/2021 12h10

Integrantes do Gabinete de Gestão Operacional da Segup inserido no programa TerPaz reunidos com as forças de segurança municipais Nesta quinta-feira (08), na sede da secretaria municipal de segurança de Parauapebas, integrantes do Gabinete de Gestão Operacional (GGO) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) inserido no programa estadual Territórios pela Paz (TerPaz) reuniram-se com as forças de segurança municipais para apresentar a metodologia do eixo da Segurança Pública do programa.

A reunião faz parte do calendário do GGO em Parauapebas iniciado na última terça-feira (06). Estavam presentes na reunião os gestores do gabinete, composto pelos representantes dos órgãos do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds), entre eles, o Departamento de Trânsito, Polícia Civil, Polícia Militar, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. 

A pauta da reunião foi a apresentação da forma de trabalho e da metodologia adotada no TerPaz no eixo da Segurança Pública. Esta metodologia será aplicada no bairro Tropical I, onde está em fase de construção a Usina da Paz Parauapebas, com previsão de entrega para setembro próximo.

Participaram da explanação os órgãos municipais de segurança como Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito e Transporte, Defesa Civil e Centro de Controle e Operações. Estes, serão fundamentais na construção do plano tático operacional que destacará as ações de segurança na região.

Luciano Oliveira, coordenador do GGO, ressalta a importância desta contribuição na elaboração do plano. “Ressaltamos a relevância da participação municipal nas ações públicas. Estamos obedecendo uma diretriz do governo federal que destaca uma interação maior e o protagonismo dos municípios nas questões de segurança pública”, destaca.

O secretário municipal de Segurança Pública de Parauapebas, Denis Assunção, avalia com boas expectativas o trabalho conjunto que será desenvolvido entre o Estado e a gestão municipal. Para o gestor, o avanço na redução do índice de criminalidade dentro do município é o principal objetivo.

“É um projeto grandioso que nos ajudará bastante. Acredito muito nessa parceria entre as instituições municipais com a instituição estadual. Avaliamos que vem para somar em um bairro que é carente. Só tem a ajudar muito aquela população que será assistida, tão necessitada de segurança, principalmente, e de cidadania que é o que o TerPaz se propõe”.

O plano tático operacional que será desenvolvido num segundo momento, a participação das forças locais é imprescindível. Presente na reunião, a comandante geral da Guarda Municipal, Monica Caldas, acredita que este planejamento será um marco para a segurança municipal.

“É dito que a junção das forças tanto municipal, quanto estadual, tem um efeito muito positivo no combate à criminalidade. Então, quem ganha com essa integração é a população”, pontuou.