Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRODUÇÃO

Codec propõe parceria à prefeitura de Rondon do Pará para o fortalecimento do setor produtivo

Por Igor Nascimento (SEMAS)
08/07/2021 16h15

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) promoveu, nesta quinta-feira (8), uma reunião virtual para discutir estratégias de fortalecimento do setor produtivo do município de Rondon do Pará. A iniciativa, que faz parte do objetivo da Codec de tornar as regiões do Estado mais competitivas para negócios, através da estruturação de políticas públicas que visam estimular o desenvolvimento local, foi apresentada como forma de parceria à prefeita Adriana Andrade de Oliveira e equipe, em uma videoconferência conduzida pela Diretoria de Estratégia e Relações Institucionais do órgão estadual. 

Na ocasião, o gerente de Relações Institucionais da Codec, Evandro Diniz, falou das oportunidades econômicas encontradas no município a partir de pesquisas realizadas pela equipe técnica da Companhia. “Algumas oportunidades são na área madeireira, na fruticultura, alimentos e produtos de alto valor agregado. Além disso, também há oportunidades na área de serviços, logística e distribuição de bens e integração com instituições de ensino e pesquisa ao processo produtivo no município e na região”, detalhou.

Diniz explica que a ideia é que a estruturação de uma política de desenvolvimento econômico resulte na atração de investimentos a partir de uma parceria entre o Governo do Estado por meio da Codec, e a prefeitura. “A ideia é estudarmos a implantação de áreas incentivadas para o recebimento de investimentos, de acordo com as cadeias produtivas locais e elaborarmos o Guia do Investidor, inserindo o município no radar de investimentos no Estado no site Invest Pará”, destaca. 

Etapas - Dividido em etapas, o trabalho proposto ao município de Rondon do Pará consiste no levantamento de dados e informações locais, a elaboração de um diagnóstico preliminar do município, com proposição de ações, um treinamento de capacitação em atração de investimentos, a elaboração do Guia do Investidor e de políticas e legislações como a Lei de Incentivos Fiscais, além de um diagnóstico da pequena indústria. 

“Como resultado dessa parceria e desse trabalho, a gente espera muitos bons resultados para Rondon, por isso queremos destacar ao município que conte conosco nessa construção. Estamos disponíveis inclusive para conversar presencialmente, então vamos fazer esse casamento de agendas, pois tenho certeza que o nosso presidente Lutfala Bitar, que está muito atento e priorizando essas parcerias, fará questão de se fazer presente nesse encontro pois queremos realmente fazer um trabalho de parceria”, adiantou o assessor da Diretoria de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, Vitor Hugo Gomes. 

Proposta foi bem recebida - A prefeita, Adriana Andrade de Oliveira, manifestou entusiasmo com a proposta de parceria e destacou as bases econômicas do município que administra. “Pra mim é uma satisfação enorme participar dessa iniciativa com vocês, porque o nosso sonho sempre foi trazer grandes investidores para o nosso município, que tem vários potenciais, como a produção de soja, o comércio, e um histórico com a madeira (que já foi a nossa base econômica mais intensa há algumas décadas e hoje temos uma extensa área de reflorestamento). Além disso, temos também um enorme potencial turístico, que é pouquíssimo explorado, pois Rondon tem muita terra, muita água, muita beleza natural, então esse é um vasto campo para se explorar. O polo industrial, por exemplo, é algo que a gente precisa muito discutir, porque o plano diretor do município tem área definida para esse polo, inclusive”, adiantou a prefeita.

A gestora municipal concluiu reforçando que a prefeitura está à disposição para o desenvolvimento do trabalho em parceria com o Estado. “Estamos aqui à disposição para que a gente possa discutir esse trabalho juntos, por isso agradecemos por esse contato da Codec e gostaria de reforçar que a nossa gestão está sempre buscando se desafiar e toda a equipe que compõe a prefeitura está disposta para fazer com que Rondon avance com seu potencial, para que a população consiga usufruir de tudo isso que ainda não está explorado”, finalizou.