Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Governo entrega reconstrução e ampliação de escola com modalidade de tempo integral, em Capitão Poço

A unidade de ensino é a 67ª reconstruída e entregue pelo Governo do Pará

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
08/07/2021 15h18

A comunidade escolar do município de Capitão Poço, nordeste paraense, celebrou, nesta quinta-feira (8), a entrega da Escola Estadual Padre Vitaliano Maria Vari, pelo Governo do Pará. A unidade estadual de ensino foi totalmente reconstruída e ampliada. A instituição atende 1.030 estudantes nas modalidades de Ensino Fundamental II (6ª ao 9ª ano), Ensino Médio de tempo integral (1ª série) e ensino médio regular (2ª a 3ª série).

Muitos alunos e ex-alunos da "Padre Vitaliano" estiveram presentes na cerimônia que celebrou o ato. Com a entrega de hoje, o Governo do Pará chegou a marca de 67 unidades de ensino entregues a comunidade escolar. Entre os estudantes presentes na cerimônia, que contou com a presença do chefe do Executivo estadual, o clima foi de muita satisfação.

Aluno Alberth dos Santos“Meu sentimento é apenas de alegria por poder estudar em uma escola que vai nos proporcionar um bom estímulo à educação. Sem uma base, é bastante complicado, mas aqui no Padre Vitaliano a gente ganhou uma excelente infraestrutura, o que vai influenciar muito no nosso aprendizado”, conta Alberth dos Santos, de 17 anos, estudante da 3ª série do ensino médio. 

“Hoje, essa escola, que recebeu um investimento de mais de R$4 milhões, virou motivo de orgulho para os alunos, tanto os que estudam aqui, quanto os que já estudaram. Eu tenho certeza de que não tem nenhuma escola particular, seja em Capitão Poço ou na região, que seja melhor que a escola pública Padre Vitaliano. Por isso, faço um pedido: Cuidem da escola! Para que ela possa continuar bonita, preservada para que a gente não precise voltar para consertar, pois temos outras unidades que ainda precisam avançar”, disse o governador Helder Barbalho. 

“Trata-se de um trabalho de resgate das unidades físicas das nossas escolas do Pará. O governador tem sido incansável no sentido de recuperar e ampliar as escolas para que possam bem servir a comunidade educacional, a infância e a juventude. A geração que futuramente direcionará os nossos destinos e de forma, inclusiva, melhorar a condição de vida da população. Os alunos vão encontrar um espaço onde tem laboratório de informática, multidisciplinar, biblioteca, sala de vídeo e salas de aula climatizadas, tudo feito para que o aprendizado seja melhor absorvido. É um espaço não deve, em nada, a qualquer espaço particular”, ressaltou o secretário adjunto de logística da Seduc, Alexandre Buchacra. 

Robson Siqueira, ex-aluno e atual gestor da 17ª Unidade Regional de Ensino (URE), responsável pela jurisdição das escolas do município, conta que este é um momento de muita emoção e esperança para que a escola continue avançando. “É algo que enche os nossos olhos, pois sou filho desta casa desde 1996. Estudei aqui, tive a oportunidade de voltar como professor e participar de um dos momentos mais importantes da nossa escola, quando o Padre Vitaliano conseguiu fazer aprovações em massa no vestibular. Hoje, costumeiramente, a escola consegue mandar alunos para todos os lugares do Brasil para fazer cursos superiores. Isso passou a ser a nossa rotina. Agora, com a readequação e ampliação, além da implantação do ensino de tempo integral, teremos novas possibilidades de fazer com que a nossa comunidade tenha acesso à informação com uma qualidade melhor, além de possibilitar os nossos servidores a chegarem com mais empenho e dignidade no processo educacional”. 

Com um pouco mais de 50 mil habitantes, em Capitão Poço existem seis escolas estaduais: cinco localizadas na área urbana e uma na área rural. Com um amplo espaço, a unidade dispõe de 18 salas de aula climatizadas, quadra coberta, biblioteca, laboratório de informática multifuncional, além de uma ampla área arborizada.

Em 2018, a escola recebeu obras, mas que foram inacabadas, ocasionado dificuldades para os alunos estudarem. A aluna Geovana Silva, da 3ª série do ensino médio, relata as adversidades enfrentadas no período. 

Aluna Giovana Silva

“A escola era bem desgastada. Tinham salas que estavam praticamente caindo, tortas e quando chovia, os alunos tinham que usar a sobrinha dentro da sala de aula para evitar que a goteira molhasse e estragasse o caderno. Não tínhamos condições de estudar. Sofremos muito com a escola sem estrutura. Mas hoje, o sentimento é de gratidão e esperança de que os próximos alunos vão cuidar bem da escola e mantê-la assim”, finalizou Geovana. 

A inauguração também trouxe sentimento de alegria para ex-alunos como Mateus Reis, de 18 anos. Ele conta que antigamente as condições eram péssimas, mas a luta dos alunos à época rendeu bons frutos.

“A escola, no tempo que estudei aqui, era muito obsoleta, desgastada e tinham os equipamentos velhos e todo o espaço desestruturado. Chegar hoje aqui e ver como a escola ficou me deixou muito emocionado, porque no meu tempo era uma dificuldade enorme. Sem dúvida alguma, é a realização de um sonho, principalmente para os alunos que anos atrás lutaram para ter a escola reformada”, relembra Mateus.

O ex-aluno Mateus Reis


Ordem de Serviço

Para continuar avançando e reforçar o compromisso com a área educacional, durante o ato de entrega, o governador do Estado, Helder Barbalho, assinou a Ordem de Serviço para a reconstrução da Escola Estadual Conceicão Malheiros, localizada no município de Irituia. 

A escola atende 1,3 mil alunos no Ensino Médio, Fundamental e Atendimento Educacional (AEE). As obras de intervenção irão contemplar todo o espaço, garantindo mais comodidade e condições de ensino para a comunidade.

Também estiverem presentes no ato de inauguração o presidente da Assembleia Legislativa, Chicão; a deputada estadual Diana Belo; o deputado federal Cristiano Vale, o prefeito de Capitão Poço João Tonheiro; prefeitos de outros municípios e demais autoridades locais.