Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO

Ações do Governo do Estado resultam em avanços para a economia paraense

Seaster e Jucepa desenvolvem projetos estratégicos para garantir o crescimento do setor de comércio no Pará, apontado pela Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo IBGE.

Por Giovanna Abreu (SECOM)
08/07/2021 10h46

Os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reforçam a importância de programas estaduais de assistência social, incentivo para a abertura de empresas e simplificação de processos do Governo do Estado para o crescimento do setor de comércio. 

O estudo aponta que as vendas no comércio varejista do Pará subiram 1,1% em maio deste ano, após crescimento de 7,1% em abril. O setor acumula ganho de 19,9% no ano e de 18,4% nos últimos 12 meses, o que coloca o estado entre os quatro que mais venderam no período de maio de 2020 até maio de 2021. Na comparação com maio do ano anterior, o comércio varejista aumentou em 43,4% as suas vendas. 

O titular da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Inocêncio Gasparim, ressalta que a iniciativa estratégica do Governo do Estado, ao disponibilizar benefícios financeiros a várias categorias profissionais atingidas com mais intensidade pela pandemia da Covid-19, garante um importante impulso para a economia paraense, que ajuda a manter empregos e gerar novos. 

“Ao receberem esses recursos, essas pessoas conseguem manter a roda da economia girando. Os pequenos e grandes comércios voltam a operar e pouco a pouco vão intensificando as atividades, aumentando as vendas e as compras de bens e insumos. O empenho do Governo fez com que a gente alcançasse um equilíbrio, que vai permitindo um aumento gradual de todas as atividades econômicas e recolocando pessoas no mercado”, explica o secretário. O investimento no programa estadual Renda Pará e no vale-alimentação escolar já passa de R$ 1 bilhão. 

Novas empresas

De acordo com o ranking Doing Business Subnacional 2021 do Banco Mundial, divulgado neste mês, o Pará conquistou o 1º lugar do Brasil no quesito abertura de empresas. A pesquisa foi feita com os usuários, o que fortalece a credibilidade e o empenho da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa). 

Segundo Cilene Sabino, presidente da Jucepa, o resultado positivo faz parte do empenho do Governo do Estado para desburocratizar o ambiente de negócios, a partir da digitalização 100% dos processos e simplificação dos processos, além da oferta de linhas de créditos aos empreendedores. 

“Tivemos recorde de abertura de empresas, ainda que em um ano de pandemia com muitas restrições. O empreendedorismo alavancou no estado, graças a muitas ações proativas adotadas pelo governo, que atraiu investidores e aumentou consideravelmente a credibilidade do empresário na economia do Pará”, destaca a titular da Junta. 

A isenção da cobrança de preço público para abertura de novas empresas por 64 dias, em 2020, e o lançamento, em janeiro deste ano, do projeto Jucepa Itinerante por todo o Pará são destaques entre as ações da Junta que contribuem para o desenvolvimento da economia do estado. A Jucepa faz a integração entre os órgãos de registro e de licenciamento e as 144 prefeituras do Estado.