Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

Codec investe em capacitação de municípios para atrair investimentos ao Pará

Uma das estratégias da Companhia é o Programa de Fortalecimento do Segmento Produtivo, que incentiva as potencialidades locais

Por Carol Menezes (SECOM)
06/07/2021 18h16

É positivo o balanço das ações realizadas no primeiro semestre de 2021 pela Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec). Com o objetivo de fomentar as políticas públicas de industrialização e desenvolvimento econômico do Estado, além de estimular os investimentos de infraestrutura produtiva, econômica e social, o órgão destaca as capacitações, os negócios firmados, o evento Brasil Investment Forum 2021 e o investimento para criação do Distrito Industrial de Santarém, no Oeste do Pará.

O diretor de Atração de Investimentos da Codec, Manoel Ibiapina, destaca a capacitação de municípios para atração de investimentos. "A Codec tem realizado um trabalho de muita proatividade. Mesmo com pandemia conseguimos colocar alguns investidores aqui dentro, e nosso apoio vai muito além de gerir os distritos industriais e áreas incentivadas. Em Tomé-Açu, por exemplo, tem polo de palma, que vai se desenvolver ainda mais com investimento desse porte. É a primeira grande agroindústria do Norte do Brasil. O trabalho facilitou, e nosso apoio vai junto com o de outras instituições, como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa). Temos o empresariado de mãos dadas com a gente na implantação e no after care. Queremos contribuir para um Pará gerando emprego e renda", ressalta Manoel Ibiapina.Manoel Ibiapina ressaltou a importância da capacitação

Foram realizados pela Codec eventos on-line de capacitação em atração de investimentos com os municípios de Benevides, Abaetetuba, Soure e Ananindeua, resultando em 62 servidores capacitados para aplicar técnicas de prospecção e atendimento a investidores. 

“Vitrine” - O Programa de Fortalecimento do Segmento Produtivo, também realizado com municípios, pode ser considerado uma das principais frentes de atuação da Codec, no âmbito do Plano Plurianual (PPA) do governo do Estado. O Programa de Fortalecimento consiste no mapeamento das potencialidades dos municípios para promover ações de incentivo às cadeias locais e ao desenvolvimento econômico. Ao estabelecer protocolos de intenções com as prefeituras, o órgão desenvolve uma série de etapas, incluindo seminários e orientações. "Acaba virando uma vitrine da cidade", define o assessor da Diretoria de Estratégia e Relações Institucionais, Vitor Hugo Gomes.

A Codec também auxilia na construção de legislações municipais voltadas ao incentivo fiscal para instalação de empresas. "Temos em andamento ações em Oriximiná, Benevides, Vigia de Nazaré, Rondon do Pará, Castanhal, Barcarena e Capitão Poço. Estamos construindo protocolos com Abaetetuba e Paragominas, com termos ainda em elaboração e sendo analisados pelas prefeituras", relata Vitor Hugo Gomes.

Internacional - A Companhia e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) participaram do Brasil Investment Forum (BIF) 2021, evento internacional sobre atração de investimentos estrangeiros para o Brasil, organizado pela Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e governo federal.

Vitor Hugo Gomes. assessor da Diretoria de Estratégia e Relações Institucionais da CodecNos dois dias de evento, 91 pessoas acessaram e realizaram interações no estande montado pelos dois órgãos, tirando dúvidas, realizando reuniões, downloads de vídeos e manuais. Os participantes do evento que acessaram as informações do Pará são de diferentes áreas, entre elas câmaras de comércio, empresas de energia, empresas de consultoria, agências de promoção e empresas de software. Integrantes de 19 países também visitaram e realizaram alguma interação no estande do Pará, entre eles Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos.