Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Adepará orienta equipe da Regional de Xinguara sobre doenças em suínos e equinos

Ampliar os conhecimentos da equipe técnica aprimora o trabalho desenvolvido pela Agência

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
05/07/2021 22h10

As diretrizes do Programa Nacional de Sanidade Suídea (PNSS) e do Programa Nacional de Sanidade Equídea (PNSE) foram os temas da capacitação destinada a servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), no sudeste paraense, no período de 28 de junho a 2 de julho. A atividade foi proporcionada aos agentes fiscais agropecuários e fiscais estaduais agropecuários que trabalham nos escritórios de Xinguara, Sapucaia, Bannach, Floresta do Araguaia, Rio Maria e Canaã dos Carajás, pertencentes à Regional de Xinguara.Capacitação de servidores da Agência no Sudeste do Pará

Durante a capacitação, uma equipe de servidores da sede repassou orientações ao corpo técnico da Regional sobre procedimentos dos programas estaduais de sanidade voltados a equinos e suínos, de acordo com o padrão de atendimento à notificação de suspeita da síndrome hemorrágica dos suínos e com os procedimentos operacionais para cumprimento de metas técnicas.

Também foi realizada capacitação sobre procedimentos de sanidade equina em foco e suspeita de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e Mormo, assim como a execução dos indicadores de meta de cadastramento e vigilância em propriedades com equídeos, protocolo de eutanásia e controle de fármacos.

Na área administrativa foram apresentadas orientações sobre uso dos sistemas informatizados da Adepará: o Portal de Sistemas de Apoio ao Serviço de Vigilância em Defesa e Inspeção Agropecuária (Siviagro), Sistema de Integração Agropecuária (Siapec3) e o Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (Sisbravet).

A gerente do Programa Estadual de Sanidade Equídea e Suídea da Adepará, Elaine Serrão, apresentou aos técnicos da Gerência Regional de Xinguara, e aos fiscais agropecuários Danilo Brito e Susi Barros, os resultados da execução dos programas de defesa animal entre os meses de janeiro e junho. 

“O evento foi uma ótima oportunidade para levarmos informações aos colegas da Regional. Agora, estamos com a previsão de que mesma atividade ocorra nas regionais de Soure, Paragominas e Santarém”, informou a gerente.